A partir da próxima quarta-feira, 6 de julho, Brasília já poderá usufruir da rede 5G “full”. Isso é o que afirmou o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do GAISPI, Moisés Moreira, durante o evento TeletimeTec, organizado pela publicação Teletime e realizado nesta segunda-feira (4), em São Paulo.

O GAISPI (grupo que coordena as atividades de limpeza da faixa de 3,5 GHz, entre outras obrigações do edital de 5G) aprovou a liberação de uso da faixa em uma reunião extraordinária ocorrida também nesta segunda-feira, tornando Brasília a primeira capital a ativar a tecnologia.

A previsão é de que Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) sejam as próximas a habilitar a rede. As datas para a liberação da tecnologia nas novas capitais, no entanto, ainda não estão definidas muito porque os locais ainda precisam passar pelo processo de limpeza da faixa e posteriormente receberem autorização do GAISPI.

Brasília, a primeira a receber o 5G

De acordo com Moreira, a capital brasileira conseguiu alcançar os requisitos regulatórios e operacionais para poder iniciar o uso das redes 5G. A liberação irá funcionar como um projeto-piloto, com intuito de identificar possíveis falhas para ajustá-las antes de fazer o mesmo em outros locais.

“Como a EAF [empresa controlada pelas telcos e responsável pela operacionalização da limpeza de faixa] já implantou todos os filtros e fez vários testes, achamos importante ligar Brasília o quanto antes, até para identificar eventuais novos problemas”, disse ele, em entrevista ao portal Convergência Digital, complementando que à medida em que “os obstáculos maiores” forem superados no Distrito Federal, “fica mais fácil [a liberação] nas próximas cidades”.

Entre as condições estavam a instalação de filtros de mitigação de interferências nas parabólicas profissionais dos serviços de satélite (FSS) e o início da distribuição dos kits de recepção em banda Ku para os beneficiários do Cadastro Único.

Os filtros de mitigação eram especialmente importantes por conta dos inúmeros problemas que o 5G poderia causar de interferência em voos.

Redes 5G

Imagem: jamesteohart/shutterstock.com

Na semana passada, a Claro e a TIM chegaram a confirmar que estavam preparadas, do ponto de vista operacional, para ativar o serviço no DF assim que faixa de 3,5 GHz for liberada.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Andrea
5 de julho de 2022 09:52

Preciso de um chip agora 😔 por favor