Em uma decisão súbita e inesperada, com baseada na pressão dos legisladores europeus, a Apple anunciou que vai deixar seu sistema operacional móvel mais amigável ao implementar mudanças significativas – e que já podem estar disponíveis no iOS 17.

App Store

App Store, da Apple

Imagem: BigTunaOnline/shutterstock.com

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa planejou uma série de mudanças para a App Store, como o fato de tornar seus componentes mais abertos para desenvolvedores.

Isso faria com que usuários do iOS conseguissem instalar aplicativos de terceiros sem a necessidade de estarem na App Store – o principal assunto da briga entre Apple e Epic Games nos tribunais dos Estados Unidos.

No entanto, uma das principais preocupações da Apple com isso é que, em teoria, essa prática deixaria o sistema vulnerável a diversas ameaças. Por conta disso, a empresa deve pensar me novas formas de verificação para manter a segurança de seu software.

Compras em aplicativos da App Store

Apple App Store Awards

Imagem: Divulgação/Apple

Outra questão bastante debatida é a de compras dentro da App Store. Até então, a Apple não permite que sistemas de pagamentos de terceiros sejam integrados a seu sistema. Todas as cobranças são feitas dentro de sua loja de aplicativos.

Caso as alterações sejam feitas, a Apple vai precisar abrir mão de sua comissão de 30% em cima de cada transação realizada no smartphone. Segundo fontes de Gurman, essa mudança estará vigente apenas na Europa, embora outros mercados, como os Estados Unidos, estejam em busca de adotar legislações semelhantes.

iOS 17 customizável

iOS 16 - tela de bloqueio com widgets

Imagem: reprodução/Apple

Os usuários do sistema operacional da Apple poderão mudar a quantidade de apps disponível de fábrica no dispositivo. Isso porque será possível remover a maioria dos aplicativos nativos do sistema, bem como alterar o programa padrão para algumas tarefas.

Em exemplo disso é o navegador Safari, que continua sendo um componente chave do iOS, mas que pode ser trocado por outros navegadores do mercado, que devem funcionar da mesma maneira que o software nativo.

Além disso, a Apple buscaria disponibilizar mais de suas APIs para programas externos. Isso quer dizer que apps criados por outras empresas podem ter acesso aos principais recursos do iOS.

App de mensagens

Ilustração iOS da Apple

Imagem: Jeremy Bezanger/Unsplash

Atualmente, o iPhone conta com um sistema próprio de mensagens. No entanto, o Google continua em uma luta para fazer com que a Apple adote o padrão RCS, para permitir compatibilidade com outras frentes de atuação. O CEO da empresa, Tim Cook, parece cogitar a possibilidade, embora não com o sistema da Gigante das Buscas.

No entanto, assim como nos outros casos, há uma grande preocupação com a privacidade, já que, em teoria, a criptografia de ponta a ponta poderia ser comprometida se a compatibilidade fosse adotada.

Vamos saber se essas e outras mudanças estarão presentes no iOS 17 quando a Apple apresentar oficialmente o sistema operacional, algo que deve acontecer em algum momento deste ano.

Via: GizChina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments