O YouTube usou seu blog para anunciar uma novidade que deve agradar a combatentes de fake news sobre saúde: as ferramentas de segurança e garantia de idoneidade de fontes – implementadas ano passado para instituições educacionais e de pesquisa – agora foram expandidas também para profissionais da saúde.

Na prática, isso quer dizer que um determinado vídeo que esteja veiculando informações corretas e baseadas em comprovação científica terá exibido abaixo do reprodutor um aviso de que aquele conteúdo vem de profissionais da área e, portanto, é seguro e correto.

Imagem mostra nova função do YouTube, de verificação de idoneidade de informação em vídeos de saúde

Imagem: YouTube/Divulgação

A novidade, no entanto, não para por aí: sempre que você buscar no YouTube algum termo clínico – como “transtorno de bipolaridade” ou “TDAH”, para citar dois exemplos – a rede de vídeos do Google entregará no topo da página um carrossel de recomendações de vídeos de fontes asseguradas que se relacionem com os termos procurados.

Segundo trecho do blog:

“Quando o assunto é saúde, as pessoas acreditam nos profissionais da área para fornecer os melhores conselhos. Mas a oportunidade que especialistas da saúde têm de informar e educar seus pacientes normalmente começam e terminam na porta das clínicas e hospitais. A realidade é que a maior parte das decisões são tomadas fora do consultório, no dia a dia das vidas de nossos pacientes.”

Ainda não há informação de quando a novidade deve ser disponibilizada globalmente – por enquanto, ela se aplica apenas aos EUA – mas o YouTube afirma que profissionais de saúde podem acessar as aplicações para o programa a partir de hoje, 27. Há um conjunto de regras estabelecidas para aceitação – candidatos deverão seguir canais relacionados à Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho das Sociedades Especiais Médicas e a Academia Nacional de Medicina dos EUA, por exemplo.

via Google

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments