Um padrão de identificação amplamente usado noutras redes, mas não pelo YouTube, está em vias de ser adotado pela plataforma de vídeos: a partir desta semana, a rede de conteúdo multimídia do Google passará a identificar seus usuários pelo símbolo de arroba, junto do nome do perfil ou canal (@nomedeusuario).

Segundo o anúncio feito pelo próprio blog da rede, a ideia é que criadores já comecem a ser notificados das mudanças nesta semana, com a novidade sendo gradualmente espalhada por toda a base. O “@” passará a ser o vetor de identificação para usuários do YouTube tanto para vídeos como para os ‘shorts’ – a linha de publicações curtas que pode ser entendida como “stories somado ao TikTok”.

Imagem mostra como funcionará o novo formato de identificação do YouTube, que priorizará a exibição de arrobas para seus usuários

Imagem: YouTube/Divulgação

“Quando um criador escolhe a sua arroba, nós também criaremos uma URL correspondente (por exemplo: youtube.com/@nome) para que usuários possam facilmente direcionar seus espectadores quando os acessos vierem de fora da plataforma.

Se um canal já conta com uma URL personalizada, então não haverá a necessidade de atualizar seus links: todos serão automaticamente redirecionados à nova URL baseada na arroba, a fim de uma presença mais unificada dos criadores de conteúdo do YouTube.

Nós queremos assegurar que os criadores possam construir uma identidade tão única quanto o conteúdo que produzem, ao mesmo tempo em que levam aos espectadores a confiança de que estão interagindo com seus influencers favoritos.”

O uso da arroba já é algo normal na maioria das redes sociais, o que certamente facilita a identificação da presença de seus criadores favoritos na internet. Convenhamos, existe uma razão pela qual “@tecmastersbr” representa o nosso site no Twitter, Instagram e Facebook.

A mudança para o YouTube, se pensarmos com mais profundidade, também parece uma progressão natural: outros serviços do Google usam o mesmo sistema – as menções a algum usuário no Docs para arquivos compartilhados, por exemplo, usam a arroba tal qual uma marcação em um post nas outras redes.

A mudança na identificação vem nos calcanhares de outros anúncios feitos pela empresa nas últimas semanas: a empresa confirmou em setembro que estava habilitando a monetização de vídeos publicados no YouTube Shorts – com os autores retendo 45% do faturamento de publicidade – além de criar marcas d’água para quando postagens do Shorts fossem reproduzidas em outras plataformas.

via YouTube Blog

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