O YouTube Music reinaugurou uma novidade que já vinha sendo testada lá em abril de 2023: agora, o serviço de streaming musical conta com uma função de exibição de letras de canções em tempo real, da mesma forma que o “microfone” do Spotify. O novo recurso já vem sendo distribuído no Android e iOS e deve contemplar a todos os assinantes ao longo deste final de semana.

A exibição teve seu design alterado no app, mas não é nada exatamente inédito: as fontes ficaram maiores dentro da aba “Lyrics” (“Letra”), com maior espaçamento para facilitar a identificação das palavras. Com isso, a letra toda é exibida na cor preta, e a linha branca corresponde ao verso sendo cantado naquele momento. Conforme você avança na música, a rolagem da tela ocorre automaticamente.

Função que exibe letras de músicas no YouTube Music chega ao Android e iOS
Função que exibe letras de músicas no YouTube Music chega ao Android e iOS

De novo: nada de muito inédito.

A diferença fica para um “tom” quase imperceptível que o YouTube Music emite quando a música está perto de sair da entrada e começar a parte “falada”, a fim de que você não se perca na hora de entoar sua canção favorita da Lady Gaga.

O Google não informou essa parte, mas é provável que, ao contrário do Spotify (que usa integração com a Musixmatch, a empresa que tem parceria com…bem, com todo mundo), o YouTube Music tenha criado uma solução de sincronização própria da base de dados da empresa de Mountain View.

Vale citar que nem todas as músicas terão suporte ao novo formato, mas quais delas serão impactadas, é algo que você terá que descobrir conforme as vai ouvindo.

Ah, sim. É sempre válido ressaltar que o YouTube Music é um serviço de assinatura sem contraparte gratuita, então você tem que assiná-lo para ver a novidade. Atualmente, a plataforma é oferecida em planos a partir de R$ 21,90.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments