Pressione F para mostrar respeito: o YouTube matou mais um bot musical do Discord. De acordo com comunicado em sua página oficial, o Vexera recebeu uma carta de “cessão e desistência” – essencialmente, um documento que diz “ou você para, ou tome processinho” – da gigante de vídeos do Google e, por isso, não poderá mais continuar suas atividades.

O Vexera funcionava, essencialmente, como um sincronizador de músicas para serem ouvidas pelos membros de um servidor no Discord. Sua execução era bem simples: ele rodava o YouTube em busca de vídeos que tivessem aquela música, separava o áudio do vídeo e reproduzia a canção no plano de fundo do servidor. Pense em uma rádio tocando a meio volume enquanto você conversa com seus amigos no bar e você vai entender.

Imagem mostra página de acesso ao Vexera

Imagem: Vexera/Reprodução

A carta vinda do YouTube não informa o motivo da ordem de desistência, e o time por trás do Vexera também não explicou esse detalhe. Ele, no entanto, afirmou que “o YouTube é uma parte integral do funcionamento do Vexera e, sem ele, não podemos continuar”.

O Vexera era um dos bots musicais mais populares do Discord, disputando fã a fã com outra ferramenta similar, o Groovy. Entretanto, depois do YouTube também matar este bot, os fãs acabaram migrando em massa para o recém-descontinuado. O crescimento chamou a atenção do Google, que repetiu a dose – agora, Vexera e Groovy vão concorrer no limbo.

Quando o Groovy morreu em 2021, um porta-voz do YouTube disse à imprensa que o bot violava os termos de uso do portal de vídeos do Google ao “modificar o [nosso] serviço e usá-lo para fins comerciais”. É possível que a mesma justificativa se aplique aqui.

Vale citar, existem bots oficialmente sancionados pelo YouTube com a mesma funcionalidade – entretanto, a popularidade deles é bem reduzida, considerando o fato de que todos eles suportam os anúncios publicitários veiculados pela plataforma. Vexera, Groovy e vários outros contornavam essa parte e permitiam a reprodução irrestrita e ininterrupta de canções com um comando simples de busca, executado pelo próprio navegador.

Obviamente, existem outros bots com funcionamento similar, mas não se sabe até quando eles permanecerão no mercado, haja vista que o Google está, cada vez mais, “fechando o cerco” nas soluções criadas pelos fãs – e que vão no caminho contrário aos seus interesses.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments