Como resultado da recente mudança na blockchain Ethereum que diminuiu os lucros com a mineração de criptomoedas, diversas GPUs de segunda-mão começaram a surgir no mercado. O problema é que um novo viral da internet trouxe uma certa desconfiança para quem está pensando em comprar alguma dessas placas de vídeo usadas.

Isso porque uma série de vídeos postados no Twitter revelou que mineradores de criptomoedas do Vietnã estão lavando a jato seus kits com GPUs de ponta usadas. Sim, você não leu errado: os componentes com diversas peças delicadas têm sido banhadas como se fossem carros em um posto comum.

É claro que a intenção dos mineradores é fazer uma limpa de seus componentes usados antes de revenderem os produtos no mercado secundário. Contudo, a técnica usada nos vídeos — que naturalmente foi criticada nas redes sociais — pode ser extremamente danosa para as GPUs.

Motivos não faltam: os jatos desses equipamentos de limpeza podem facilmente danificar resistores ou outras peças internas das GPUs. Além disso, um jato d’água é capaz de remover a pasta térmica, thermal pads e graxas lubrificantes, o que pode resultar no superaquecimento da placa.

Em outro vídeo, os mineradores mostram a limpeza dessas mesmas placas, mas com uma técnica de imersão que é conhecida pelos profissionais da área. Mas apesar de ser uma prática aceita, deve-se tomar todo tipo de cuidado possível — algo que não foi visto em outros vídeos — para não danificar as peças.

Cuidado com GPUs usadas

Portanto, vale pensar duas vezes antes de considerar a aquisição de alguma placa de vídeo de segunda-mão apenas por um preço mais baixo. Fabricantes do mercado já disseram que GPUs usadas para mineração podem perder 1/10 de seu desempenho por cada ano de uso.

GPUs para mineração

Imagem: Mehmet Cetin/Shutterstock

Mas diante dos recentes vídeos divulgados, o desempenho pode ser apenas um dos problemas, visto que as lavagens mostradas nem ao menos podem garantir o funcionamento das placas.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments