O leaker “billbil-kun” já havia dado a letra: a EA Originals estava para anunciar o game Tales of Kenzera: ZAU, em desenvolvimento pelos Surgent Studios – e sim, ele estava certo. O jogo foi anunciado oficialmente durante o The Game Awards 2023 desta quinta-feira (7).

Tales of Kenzera: ZAU também ganhou um trailer que mostra detalhes sobre a narrativa do título, além de um discurso emocionado do ator britânico Abubakar Salim, conhecido por seu trabalho em Assassin’s Creed Origins e também por seu papel na série Raised by Wolves.

_

TecMasters realizou a cobertura ao vivo do TGA 2023. Abaixo você vê outros destaques da noite:

_

Abubakar Salim e a história de Tales of Kenzera: ZAU

Imagem do ator Abubakar Salim segurando o microfone durante seu discurso de apresentação do game Tales of Kenzera: ZAU, no TGA 2023

Abubakar Salim durante o discurso de apresentação do game no TGA 2023 – Imagem: reprodução

“É uma loucura estar aqui [no palco]. Quer dizer, eu lembro de assistir ao The Game Awards quando era mais novo e agora estou aqui?”, começou ele, dando risada. “Eu amo jogos, joguei minha vida toda – de Kingdom Hearts a Golden Sun. Tudo começou com o meu pai, ele quem me levou aos jogos. Ele entendeu que games eram uma forma de arte, um espaço incrível para curtir e escapar da realidade do mundo”.

E foi aí que ele se emocionou e revelou o verdadeiro motivo pelo qual subiu ao palco: “Ele faleceu um tempo atrás e eu ainda sinto que estou digerindo isso. Mas, há 4 anos, eu decidi que precisava tentar, e processar o meu luto de uma forma que pudesse honrar a mim e a ele. Então eu corri o maior risco da minha vida e apostei tudo o que eu tinha fazendo um jogo, um pedaço de arte que honrasse a memória dele”, afirmou.

Foi assim que Tales of Kenzera: ZAU foi criado. Ou como Salim resumiu: “um ode às pessoas que amamos e perdemos”. Um pedacinho do resultado você pode ver no trailer abaixo.

O título traz uma beleza ímpar, com muitas cores e cenários brilhantes, em um mergulho na cultura africana e em uma jornada espiritual em meio ao luto, em uma narrativa protagonizada por ZAU – jornada esta que foi a detalhada por Salim em seu discurso em homenagem ao pai. O vídeo mostra uma mecânica metroidvania misturada a puzzles, combates e chefões.

O MeuPlayStation conseguiu bater um papo rápido com Salim, que disse:

“Esse jogo é algo muito pessoal. Eu perdi meu pai dez anos atrás e esse luto é o combustível para estarmos criando o que estamos fazendo, explorando isso em um formato de game. A imersão vem do mundo fantástico de Tales of Kenzera, muito inspirado pela mitologia africana. A iluminação vem da minha percepção do luto, que vai além dos tais cinco sentidos que conhecemos. A razão para fazermos isso em um jogo é para que cada pessoa vivencie isso, ao invés de só me ouvir contar. E a inspiração é fazer com que cada vez mais pessoas contem histórias assim – não necessariamente de luto, da África, mas que contribuam [com esse tipo de narrativa]”.

Vale dizer: o Surgent Studios, responsável pelo desenvolvimento do game, foi fundado por Salim, onde ele também responde pelo cargo de CEO. O estúdio foi criado com intuito de trazer narrativas por meio de diferentes mídias, como filmes, televisão e outras plataformas e este é o primeiro game apresentado por eles.

Tales of Kenzera chega com o selo EA Originals, que também aparece em outros games como Lost in Random, Immortals of Aveum, Unravel e também o conhecido It Takes Two, grande vencedor do TGA 2021 como Jogo do Ano.

O game chega em 23 de abril sw 2024 para PlayStation 5, Xbox Series S/X e PCs.


*Rafael Arbulu contribiu com este texto.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments