Na virada do ano, há quem prometa perder peso e começar a malhar, ou mudar de emprego, ou estudar…a Square Enix, no entanto, promete adotar “uma estratégia agressiva de inteligência artificial” (IA) para a produção de conteúdo e “funções de publicação”.

A informação vem da própria publisher japonesa, cujo presidente, Takashi Kiryu, prometeu em uma carta de abertura do novo ano que a IA e “tecnologias de ponta” serão empregadas com mais força pela companhia – embora sem detalhar muito “em que” elas serão usadas.

Sony pode comprar Square Enix

Imagem: Reprodução

De acordo com o executivo:

“A vida das pessoas finalmente melhorou em 2023 graças à pandemia da COVID-19 finalmente regredindo após ter-nos arrasado por tanto tempo, e as restrições impostas por ela finalmente se flexibilizando. Ao mesmo tempo, o ano de 2023 também foi um de tumulto, exemplificado pelos riscos geopolíticos e um crescimento agudo na inflação, advindo parcialmente das políticas monetárias tomadas pelos bancos centrais que lutaram contra a pandemia. Regiões, países, e mesmo nós, individualmente, nos encontramos em um momento de transição em uma época em que o mundo lutou para estabelecer o ‘novo normal’ e como ele seria após a pandemia.

Com as incertezas aumentando na sociedade, mudanças também se fizeram presentes no entretenimento digital, onde posicionamos o nosso principal negócio. Em 2023, vimos a chegada de produtos chamativos e serviços em diversas naturezas, onde a comercialização e adoção de tecnologias emergentes nos pareceram cada vez mais constantes. O potencial destas ofertas também trouxe mais atenção do que nunca.” – Takashi Kiryu, presidente da Square Enix

O restante da carta, publicada no site da Square Enix, cita alguns exemplos de avanços no campo da realidade mista (MR) para aplicações além do metaverso, entrando em áreas como medicina e arquitetura. Estranhamente, o presidente não menciona os problemas enfrentados pela própria empresa em 2023.

Quando chega na parte da implementação da IA em seus negócios, Kiryu foi elusivo: por um lado, ele mencionou que a tecnologia permitirá “maior sofisticação e produtividade em nosso processo de desenvolvimento e esforços de marketing”, mas espera que, “a longo prazo”, ela permita que a Square Enix crie novas formas de conteúdo para seus consumidores.

O uso da IA nos videogames não é nada novo: desde o comportamento dos inimigos em uma fase até a aplicação de ferramentas de processamento de dados, ela é aplicada no setor desde antes da popularidade recém-adquirida pelo ChatGPT e ferramentas similares. Recentemente, porém, a IA passou a entrar no processo criativo de desenvolvimento de jogos – a francesa Ubisoft tem uma ferramenta de criação e edição de roteiros, por exemplo.

Não dá para afirmar que será esse o caso da Square Enix e se, em caso positivo, o que isso deve significar para os produtos da companhia. Para este ano, o lançamento (confirmado) mais poderoso dela vem ao final de fevereiro – Final Fantasy VII Rebirth chega ao PlayStation 5 no dia 29 – provavelmente muito cedo para que qualquer mudança do tipo seja aplicada.

Mas o ano mal começou…vejamos o que os próximos meses prometem.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments