A publisher francesa Ubisoft revelou, por meio de um vídeo em seu canal oficial no YouTube, o desenvolvimento do Ghostwriter, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que usa conceitos de machine learning para ajudar roteiristas a desenvolver a narrativa e diálogos dos jogos da empresa.

O vídeo não foi lá muito bem recebido pelo público, efetivamente forçando a Ubisoft a entrar em maiores detalhes depois de sua revelação, reiterando repetidas vezes durante a Game Developers Conference (GDC) 2023 que, por mais que a Ghostwriter tenha capacidade de aprendizado autônomo, ela ainda exige operação humana para funcionar, e nada “vai ao ar” sem ser aprovado por uma pessoa responsável.

Segundo a Ubisoft, a ferramenta não trabalha na criação de cânone ou ambientação narrativa, mas sim atua no que o jargão tecnológico do setor chama de barks (“latidos”, em inglês). Essencialmente, os barks são as linhas de diálogo automáticas que você escuta quando explora um cenário, geralmente vindas de personagens aleatórios que você não controla.

Em outras palavras: a Ghostwriter não vai criar o enredo do próximo Assassin’s Creed, mas quando seu personagem passar por uma via movimentada por várias pessoas, todas falando ao mesmo tempo, algumas dessas palavras podem ter vindo da ferramenta.

O funcionamento também é relativamente simples de se entender: o usuário do recurso vai criar uma situação onde aquele personagem aleatório – ou “NPC”, se você quiser ser técnico – se encontra, e a Ghostwriter vai sugerir uma linha de diálogo que esse usuário poderá editar conforme preferir.

Em um exemplo oferecido durante o painel da empresa na GDC 2023, o slide mostrava como um personagem havia sido sequestrado, e a ferramenta sugeriu o diálogo “Não tem como eu sair dessa”. Noutro exemplo, um NPC estava conversando com o seu chefe, e a sugestão oferecida foi “Eu sou só um dos seus empregados”.

Imagem mostra funcionamento da Ghostwriter, ferramenta de inteligência artificial da Ubisoft

Imagem: Ubisoft/Reprodução

Outras funções da Ghostwriter incluem a geração de diálogo de multidão – o exemplo de Assassin’s Creed, mais acima. Até agora, roteiristas tinham que escrever linha por linha de diálogo, individualmente. Isso é fácil de fazer com poucos personagens em cena, mas imagine elevar isso para, digamos, um mercado a céu aberto, com vendedores e compradores dialogando por todos os cantos. Com a Ghostwriter, a Ubisoft promete gerar isso de forma autônoma, economizando o tempo do roteirista.

Há também a capacidade de conversação aleatória – quando dois NPCs estão conversando entre si, a Ghostwriter será capaz de criar todo um diálogo contextualizado entre eles. No exemplo do painel, um policial aborda um homem suspeito em frente a uma loja: “Então é você quem vem roubando as lojas de brinquedos”, diz um, ao que o outro responde “Do que você está falando? Eu sou um homem adulto, não tenho tempo para brinquedos!”

Finalmente, a ferramenta pode também criar frases de repetição, como se um inimigo seu para de atirar e grita que precisa recarregar o pente da arma. Esse tipo de interação pode acontecer várias vezes durante a partida, então ter várias versões e formatos da mesma frase pode gerar diversidade de diálogo.

Com tudo isso em mãos, as sugestões apontadas pela Ghostwriter podem ser acatadas ou rejeitadas pelo roteirista que a estiver usando. Dependendo da decisão tomada, o sistema “aprende” o destino daquela sugestão e se adapta de acordo, oferecendo propostas melhores no futuro.

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