No mundo das patentes, o universo é meio doido: a Sony publicou recentemente um novo documento do tipo, que faz referência a um controle de videogame – a julgar pelas ilustrações – similar ao DualShock, dos quatro primeiros PlayStations, mas com um recurso diferente: ele se deforma dependendo da sua pegada e reage a temperaturas exibidas no jogo.

Segundo a descrição da patente, o controle sugerido pela Sony conta com um “membro elástico” que pode detectar quando os usuários o estão pressionando, apertando, beliscando, torcendo, esfregando ou cutucando. Sim, percebemos o duplo sentido e não, não temos vergonha nenhuma de apontá-lo.

Em patente, Sony sugere controle ‘deformável’ e com sensor de temperatura
Em patente, Sony sugere controle ‘deformável’ e com sensor de temperatura
Em patente, Sony sugere controle ‘deformável’ e com sensor de temperatura
Em patente, Sony sugere controle ‘deformável’ e com sensor de temperatura
Em patente, Sony sugere controle ‘deformável’ e com sensor de temperatura
Em patente, Sony sugere controle ‘deformável’ e com sensor de temperatura

Mais ainda, o tal acessório traria um “canal termoelétrico” que reproduziria nas suas mãos as sensações térmicas correspondentes ao objeto virtual na tela. Por exemplo: imagine jogar God of War Ragnarok e sentir a mão gelada porque Kratos está segurando o machado congelante Leviatã, ou sentir calor na palma da mão porque seu personagem em Final Fantasy soltou uma magia de fogo.

Segundo trecho na descrição da patente: 

“A forma ou dureza de porções dos membros elásticos (pegadores) muda em resposta a um processo executado pelo aparato de processamento de informações, tal qual um jogo, que torna possível, por exemplo, apresentar o material de um objetivo virtual no espaço de um jogo para o usuário por meio do retorno háptico, [ou] apresentar a temperatura do objeto virtual como fria ou quente, [ou] algo do gênero.”

Há também, ao longo da patente, ilustrações e menções a alguma capacidade modular, com partes do controle podendo ser destacadas/removidas – presumidamente, por algum jogo que tenha sido especificamente desenvolvido para tirar proveito desse tipo de função.

Vale lembrar que, como dissemos no começo do texto, que quando o assunto é patente, tudo é possível: a própria Sony registrou duas recentes – uma sobre ray tracing e outra sobre antipirataria em smart TVs e conteúdo via streaming – mas é sempre importante ressaltar que um produto patenteado é uma ideia, não um plano.

Em outras palavras: tal controle pode nem ver a luz do dia, e a Sony pode ter feito o registro simplesmente para segurar propriedade em uma tecnologia que, para todos os efeitos, ainda não foi aplicada dessa forma.

Por outro lado, o mesmo se disse de diversos conteúdos que, hoje, nos são bem comuns: o design e formato da árvore de diálogos em Mass Effect? Patente registrada da Electronic Arts. O sistema “nemesis” visto em Terra Média: Sombras da Guerra? Patente da Monolith em parceria com a Warner.

O ponto é: não espere por algum lançamento desse tipo pela Sony tão cedo, mas também não se surpreenda se qualquer hora dessas, a japonesa anunciar um lançamento desse tipo.

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