Lembra da história que um russo maluco resolveu modificar uma RTX 2060 por conta própria e instalar os tais 12 GB de memória que a Nvidia está enrolando tanto para liberar? Então, a placa saiu do mundo do “projeto concluído” e foi finalmente testada em jogos.

Embora seja algo não oficial, a bateria de testes com o hardware modificado pode ser uma prévia interessante do que nos espera logo mais com a GPU turbinada de verdade.

RTX 2060 12 GB no páreo

O responsável por colocar a placa de vídeo do modder “VIK-on” à prova foi o canal de YouTube “PRO Hi-Tech”, também da Rússia. Como você pode conferir no vídeo mais abaixo – em russo – a competição entre o hardware original e o modificado foi bem parelha.

Em testes feitos em jogos que não exigem muito da memória gráfica, os resultados são virtualmente idênticos. A única grande vitória da RTX 2060 com 12 GB de memória nesse cenário é o consumo de energia: a placa gasta mais para alimentar a RAM adicional.

Quando pulamos para um game com especificações mais exigentes, o quadro se altera um pouco e dá vantagem à placa “caseira”. Rodando Watch Dogs Legion em 1080p, com tudo no Ultra e contando com recursos de ray tracing e DLSS ativados, a versão 12 GB da GPU não só anotou taxa de fps média maior como também se saiu melhor nos gargalos.

Enquanto a taxa de quadros média se manteve na casa dos 45 fps na RTX 2060 original e 49 fps na modificada, os trechos de queda de frames atingiram até 15 fps no primeiro modelo enquanto se mantiveram no patamar de 36 fps no hardware turbinado.

benchmark

Imagem: PRO Hi-Tech

Não impressionou?

Isso significa que a revitalização da placa de vídeo planejada pela Nvidia fica aquém do esperado? Não exatamente, uma vez que o projeto do modder apenas adiciona memória física ao componente, enquanto a fabricante vai não só dobrar a memória do produto, como também adicionar mais núcleos CUDA ao pacote.

Fonte: VideoCardz

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *