O WindFree é o ar-condicionado da Samsung que promete ser de grande ajuda para os dias de calor. O aparelho traz algumas funcionalidades interessantes, como a de deixar o ambiente com uma temperatura menor sem vento, além de poder ser controlado pelo celular.

O TecMasters recebeu uma unidade do WindFree com 12.000 btus de potência e, após aproveitá-lo bastante nesses dias mais quentes, conta o que achou neste review. Confira!

Design e acabamento

O WindFree é um ar-condicionado do tipo split que conta com um acabamento moderno na cor branca e que acaba não ocupando muito espaço no ambiente em que é instalado. O que se destaca no produto, além dos furos para a função de refrigerar o ambiente sem vento, é o seu visor que mostra a temperatura configurada e se o aparelho está conectado ao Wi-Fi.

Samsung WindFree - visor e acabamento

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

O material utilizado para o seu acabamento é o plástico, que aparenta ser bem resistente. A tampa frontal, vale notar, pode ser movimentada tanto automaticamente quanto manualmente pelo app SmartThings ou via controle remoto para que o vento seja melhor direcionado.

O controle remoto do WindFree é bem simples e traz praticamente um botão para cada função. No visor, além de também poder conferir o modo em ação, é possível conferir a temperatura em que o ar-condicionado está trabalhando. O único contra, mas bem mínimo, é pelo fato de tudo estar em inglês, o que pode confundir algumas pessoas sem tanto conhecimento do idioma.

Samsung WindFree - controle remoto

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Por sua vez, o condensador do WindFree não chega a ser tão grande quanto o que estou acostumado a ver em outros modelos. Em meu caso, a instalação do condensador foi feita na sacada do meu quarto.

Samsung WindFree - condensador

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Aqui, vale notar, uma equipe especializada veio até o meu apartamento para realizar a sua instalação, o que levou pouco mais de 5 horas. Esse tempo, apesar de alto, é normal tendo em vista que o apartamento é um pouco mais antigo e não completamente preparado para esse tipo de instalação.

WindFree é eficiente e silencioso

Os meus testes com o WindFree foram realizados em dias que a temperatura era de aproximadamente 27º C ou 30º C. Em um quarto no formato de “L”, o ar-condicionado da Samsung foi bem competente, mas primeiro vamos falar quais são os seus modos:

  • Arrefecimento
  • Desumidificação
  • Purificação
  • Aquecimento

Em meu caso, o modo que mais utilizei foi arrefecimento, que é o mais comum para refrigerar o ambiente um com vento. Mesmo quando utilizado mais direcionado para a parte central do quarto, bastava alguns minutos para que a temperatura do ambiente inteiro diminuísse bem.

No modo WindFree, que refrigera o ambiente sem vento, o ar-condicionado até fez um bom serviço, mas o seu alcance foi consideravelmente reduzido. Ou seja, apenas ao ficar mais perto do aparelho é que era possível se aproveitar de uma temperatura mais amena.

Em ambos os modos, principalmente no WindFree, o ar-condicionado se demonstrou bem silencioso. Ainda especificamente no meu caso, vale notar que o condensador fica bem atrás do meu computador e não me senti incomodado em nenhum momento com seu barulho, ou seja, o mesmo é bem silencioso.

SmartThings é a cereja do bolo do WindFree

Um dos grandes diferenciais do WindFree fica por conta do mesmo poder ser controlado através do app SmartThings. Inclusive, vale lembrar que, apesar de ser da Samsung, o aplicativo pode ser baixado em celulares de outras marcas.

A sua configuração no aplicativo é feita de forma bem simples. Basicamente, com uma conta da Samsung já configurada, basta procurar por novos dispositivos e selecionar uma rede Wi-Fi ao qual o WindFree ficará conectado.

O aplicativo, diferente do que foi visto no controle remoto, traz todas as funções do WindFree com seus termos em português e de forma bem mais completa. Então, quando o assunto é configurar o ar, o SmartThings chega a ser praticamente essencial.

Samsung WindFree - SmartThings

Imagem: reprodução/TecMasters

Já algo muito interessante no aplicativo fica por conta da aba Vida em que é possível monitorar o quanto o ar-condicionado está gastando na conta de luz. Aqui, inclusive, a configuração é tão simples de ser feita que pede apenas o CEP para começar a funcionar.

Samsung WindFree - SmartThings relatório de gastos

Imagem: reprodução/TecMasters

Além de poder monitorar o gasto, o SmartThings ainda traz funções que ajudam a limitar os gastos de energia. No caso da imagem acima, ao utilizar o WindFree durante a noite, o gasto foi de pouco mais de R$ 3,55. O gasto, é claro, vale lembrar, varia de acordo com a sua região.

Para gastar menos, inclusive, o SmartThings ainda traz pequenas dicas, como por exemplo não deixar o ar-condicionado sempre funcionar em sua potência máxima.

Preço e disponibilidade

O modelo testado pelo TecMasters do WindFree com 12.000 BTUs foi lançado em outubro de 2022 e pode ser encontrado no site da Samsung por R$ 3.099.

Conclusão

O WindFree é um ótimo ar-condicionado que procura ir um pouco além do simples ao trazer funções que, na prática e no dia a dia, se mostram muito interessantes. O modelo enviado para o TecMasters com 12.000 BTUs pode até não ser tão potente em ambientes grandes, mas cabe à pessoa verificar qual a melhor potência para seu ambiente.

Para o meu quarto, que não considero pequeno, o WindFree foi mais que o suficiente para deixar o ambiente com temperaturas mais amenas mesmo quando não trabalhando na com sua máxima potência. Além de se mostrar econômico, o fato do aparelho ser silencioso também é um de seus principais pontos positivos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments