A HyperX tem bastante tradição no segmento de periféricos, principalmente os mais voltados para o público gamer. Já o HyperX Alloy Origins 60 é um teclado mecânico gamer que vem com a proposta de ser mais portátil devido ao seu layout.

O TecMasters recebeu uma unidade do teclado HyperX Alloy Origins 60 para review e, após jogar bastante horas com o mesmo e digitar muitos textos, conta o que achou. Confira!

Design e acabamento

Assim como os outros teclados da marca, apesar de seu tamanho menor, o HyperX Alloy Origins 60 também conta com um acabamento premium, sendo que sua barra de espaço chama a atenção, apesar de poder ser trocada por uma mais convencional que vem no próprio kit.

HyperX Alloy Origins 60 - barra de espaço com visual diferente

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Esse acabamento premium, é claro, se dá em partes por conta da sua estrutura ser toda em alumínio. Não somente isso, as teclas contam com uma camada dupla de PBT, ou seja, não existe aquele risco das teclas começarem a desgastar e ficar com suas letras, números ou símbolos praticamente apagados.

Mesmo sendo pequeno e versátil, o teclado ainda pesa um pouco mais de 720g. Assim, mesmo sendo fácil transportá-lo, o mesmo pode ser considerado um tanto pesado para o seu tamanho, o que pessoalmente não vejo como um contra e até me agrada por outros motivos.

Na parte traseira, o HyperX Alloy Origins 60 conta não apenas com um, mas com dois pezinhos. Dessa forma, o teclado permite que o produto seja utilizado em três alturas diferentes, algo bem útil e bem elaborado.

[Review] HyperX Alloy Origins 60 é um teclado mecânico compacto bem confortável
[Review] HyperX Alloy Origins 60 é um teclado mecânico compacto bem confortável

O teclado ainda conta com um cabo USB-C responsável pela sua conexão que é removível e que vem com um comprimento generoso. Ainda no kit, além da barra de espaço extra já mencionada, a HyperX incluiu uma tecla “Esc” para substituir a que vem com seu logo e um bem-vindo removedor de teclas.

Experiência de digitar e jogar com HyperX Alloy Origins 60

O modelo enviado do HyperX Alloy Origins 60 para o TecMasters é o que conta com os switches HyperX Red. Esse switch acaba sendo bem silencioso ao mesmo tempo que ainda oferece uma certa resistência na hora de ser apertado.

HyperX Alloy Origins - switch HyperX red

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Pessoalmente, eu gosto dessa combinação, que evita deixar o ato de apertar sensível demais, algo que poderia resultar em acionamentos em teclas acidentais. Para quem utiliza outros tipos de switch, aquele clique visto no azul pode até fazer falta, mas acho este teclado um tanto quanto mais confortável, principalmente, na hora de digitar.

Já para o lado negativo é que, assim como a maioria dos modelos 60%, o HyperX Alloy Origins 60 não segue o padrão ABNT, ou seja, nada de Ç. Ainda assim, a HyperX fez um bom trabalho ao deixar todas as teclas com mais de uma função bem identificadas.

HyperX Alloy Origins 60 - teclas com mais de uma função

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Admito que minha experiência com o “Enter” principal com o tamanho reduzido não foi das melhores, mas também admito que isso é mais uma questão de costume do que um contra em si. Não apenas isso, outros pontos como o til ficar junto ao Esc são pontos que me causaram estranheza e que não posso deixar de citar como um contra, mas que felizmente me adaptei.

Em relação a ergonomia, como mencionado anteriormente, o HyperX Alloy Origins 60 conta com três opções de altura sendo que cada linha sua é levemente mais levantada que a outra, isso ao levar em consideração irmos de baixo para cima. De forma geral, aqui vejo mais um acerto da HyperX.

RGB e software

Assim como os outros teclados mecânicos da marca, o HyperX Alloy Origins 60 também tem a sua iluminação RGB controlada via software. Neste, que se chama HyperX Ngenuity, é possível colocar cada tecla com uma cor diferente ou definir por zonas.

HyperX Alloy Origins 60 - software para controle RGB

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Além dos efeitos estáticos, o software também conta com alguns animados, que podem ter diversos aspectos modificados. Para quem ficar incomodado com o layout do teclado, o software também dá a opção de remapear as teclas de forma bem simples.

HyperX Alloy Origins 60 mudar funçao das teclas

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

E, por último, mas não menos importante, o software também permite que macros sejam configurados.

Preço e disponibilidade

O HyperX Alloy Origins 60 foi lançado em março de 2021 no Brasil com o preço sugerido de R$ 789,90.

Conclusão

O HyperX Alloy Origins 60 é um teclado mecânico gamer de qualidade ideal para quem deseja jogar sem que o periférico ocupe muito espaço em sua mesa. A versão analisada pelo TecMasters com os switches HyperX Red ainda o tornam extremamente silencioso, algo que muitos jogadores procuram.

Apesar de ser bem confortável para digitar, devido ao fato de não ser ABNT, algumas pessoas podem sentir dificuldade para usá-lo para tarefas mais cotidianas que não sejam jogar. Mesmo mais compacto, o teclado ainda tenta trazer diversas funções para a maioria das teclas.

Por último, mas não menos importante, o software permite controlar de forma bem completa a iluminação e até mesmo a mudar funções ou remapear teclas. Dessa forma, o HyperX Alloy Origins 60 se mostra uma escolha bem interessante de teclado mecânico versátil.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments