Na última segunda-feira (30) a China decidiu mudar um pouco as restrições impostas aos jovens menores de idade que jogam online. Anteriormente, essas pessoas poderiam ter acesso a esse conteúdo por uma hora e meia na maioria dos dias.

Agora, a partir de 1º de setembro, os jovens têm apenas uma hora diária em dias pré-definidos (sexta, sábado, domingo e durante feriados). A ideia da iniciativa é barrar o vício nos jogos online.

Por enquanto, essas restrições serão aplicadas apenas aos jogos que precisam de acesso à internet, como descreve a medida. No entanto, nada impede que novas abordagens sejam adotadas no futuro e também sejam trazidas para qualquer jogo.

Segundo a psicóloga Eloize Aliane Franco da Silva, essa medida pode ser efetiva, mas “é preciso um trabalho de conscientização dos pais e filhos, e não apenas uma proibição. Proibir de uma hora para outra pode criar uma grande agressividade nessas crianças por conta de uma mudança de rotina repentina”.

No entanto, ela reconhece que as mudanças podem ter aspectos positivos, já que “essas crianças poderão descobrir novos hobbies e novas maneiras de interagir com o outro”.

Eloize ainda alerta que o “uso excessivo de telas nunca é positivo”, por isso os pais devem oferecer “alternativas para as crianças e muita conversa explicando os aspectos positivos”.

Como isso afeta as empresas da China

Do lado das empresas, esse novo regulamento afeta algumas das maiores companhias de tecnologia da China, incluindo a Tencent, que conta com “Honor of Kings” entre os jogos mais populares na China, e a NetEase.

Após o anúncio, as ações das empresas fecharam em baixa, sendo de 0,6% no caso da Tencent e 9% da NetEase.

Além disso, no sentido operacional, as empresas deverão se adequar às medidas e impedir que elas sejam descumpridas. Em um primeiro momento, será necessário a implementação de um sistema que solicita o nome completo e verdadeiro dos jogadores, para impedir que as crianças burlem a ferramenta e joguem os games fora do horário determinado.

Restrição de jogos online para menores na China pode ter aspectos positivos, afirma psicóloga

Imagem: Nexusby / Shutterstock

Além disso, para impedir que crianças usem credenciais de familiares para jogar, algumas empresas, como a Tencent, testam tecnologias de reconhecimento facial.

Atualmente, a China é o maior mercado de jogos do mundo, com mais de 665 milhões de jogadores. Tais proibições podem afetar diretamente diversas empresas, já que parte dessas pessoas não estarão mais consumindo produtos e jogando os títulos como antes.

Procuramos algumas empresas que distribuem seus jogos para outros países, incluindo a China, para entender como a notícia foi recebida e quais medidas devem ser adotadas. No entanto, elas não quiseram se pronunciar sobre o caso.

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