Em outubro, em um movimento que mexeu com o mercado e fez a Apple (supostamente) adiantar seu calendário, a Qualcomm anunciou o seu novo chipset ARM para PCs, o Snapdragon X Elite. O TecMasters acompanhou de perto todos os anúncios e novidades do Snapdragon Summit, diretamente do Havaí.

Quando foi anunciado, a Qualcomm estava comparando o Snapdragon X Elite principalmente com o chip M2 Max, da Apple. Na ocasião, a empresa chegou a afirmar que o seu processador era capaz de igualar o desempenho da concorrência usando 30% menos energia.

Snapdragon X Elite

Imagem: Qualcomm

Curiosamente, como “de surpresa”, a Apple anunciou um evento para a primeira segunda-feira depois do evento realizado no Havaí. A gigante de Cupertino lançou então novos Macbooks turbinados com o novo chipset proprietário M3 – que agora se tornou o atual alvo das rivais.

Diferente da Qualcomm, a Apple ainda não entrou de cabeça na questão do processamento de inteligência artificial embarcado no novo silício, assim a comparação dos dois processadores ARM fica por conta, principalmente, do poder computacional; ou seja, a CPU.

Apple M3

Imagem: Apple

Snapdragon X Elite vs. Apple M3

Recentemente, a Qualcomm comparou a CPU do Snapdragon X Elite com o novo M3 e afirma que – assim como já fazia com o M2 – supera a performance do rival da Apple em desempenho de CPU de thread único. A empresa também afirma que o seu chip é 21% mais rápido que o M3 em desempenho multi-core.

“A experiência não será a mesma porque eles [Apple] estão executando o macOS e nós estamos executando o Windows, mas em termos de hardware, que é a única coisa que podemos controlar, é um bom hardware”, disse Sascha Segan, gerente sênior de relações públicas da Qualcomm ao Digital Trends.

Qualcomm - Snapdragon X Elite vs. Apple M3

Imagem: Cesar Schaeffer / TecMasters

…e a Intel?

No lançamento, em outubro, a Qualcomm também bateu de frente com processadores x86 e disse que o X Elite era mais rápido que os concorrentes da AMD e Intel também.

Na semana passada, a Intel lançou a nova linha de CPUs Core Ultra 100 e os processadores Meteor Lake de 14ª geração. A empresa compartilhou as especificações dos chipsets, que também incluem recursos de inteligência artificial e ainda chama atenção pelo poder de processamento gráfico integrado.

Por enquanto, a Qualcomm disse que não teve a oportunidade de comparar a nova série com o Snapdragon X Elite.

Snapdragon X Elite

Snapdragon X Elite

Imagem: Qualcomm

Fabricado no processo de 4 nanômetros, com 12 núcleos de alta performance e desenvolvido com foco em inteligência artificial, o Snapdragon X Elite tem capacidade de executar modelos generativos de IA com mais de 13 bilhões de parâmetros diretamente no dispositivo; segundo a fabricante, este poder de processamento de IA é 4,5 vezes mais rápido que a concorrência.

“O Snapdragon X Elite representa um salto dramático em inovação para a computação à medida que entregamos nossos nova CPU Qualcomm Oryon personalizada para desempenho super-carregado que irá encantar os consumidores com incrível eficiência energética e levar sua criatividade e produtividade para o próximo nível”, disse Kedar Kondap, vice-presidente sênior e gerente geral de computação e jogos da Qualcomm.

Snapdragon X Elite

Imagem: Qualcomm

Vale destacar ainda outras características do novo processador, que tem conectividade 5G, Wi-Fi 7 e traz diversas soluções proprietárias baseadas em IA, como áudio imersivo e sistema de câmera avançado.

Os primeiros dispositivos – entre diferentes formatos de notebooks – equipados com o novo processador devem chegar ao mercado a partir de 2024.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments