A nova era de CPUs da Intel está chegando. E durante o recente evento AI Everywhere, a big tech tratou de anunciar a linha Core Ultra 100, que substituirá a nomenclatura Core “i” e redefinirá os processadores móveis Meteor Lake.

Para quem está confuso, saiba que a nomenclatura será levemente semelhante: mas ao invés de i5, i7 ou i9, os novos processadores serão identificados como Ultra 5 1XX, Ultra 7 1XX e assim por diante.

Mas fato é que a mudança de rótulos é apenas uma das grandes novidades.

Nova linha Intel Core Ultra

Imagem: divulgação/Intel

A linha marca os primeiros processadores construídos na tecnologia de processo Intel 4. E junto do empacotamento 3D Foveros, a nova arquitetura conseguem otimizar desempenho e capacidade.

Em termos de potência, as CPUs Core Ultra da Intel chegarão ao mercado com até 16 núcleos, frequência máxima de até 5.1 GHz, até 64 gigabytes (GB) LP5/x e capacidade máxima de memória DDR5 de até 96 GB.

Comparativamente falando, é dito que os processados apresentam até 11% mais performance que notebooks equipados com Ryzen. Já o Core Ultra 7 165H, por exemplo, é 8% mais potente que o Core i7-1370P.

Comparação Intel Core Ultra contra CPUs Ryzen

Imagem: reprodução/VideoCardz

Dentre as novidades também estão melhorias gráficas. E no caso, os gráficos integrados Iris Xe darão lugar à arquitetura Intel Arc (também integrada) com oito núcleos Xe rodando a até 2.35 GHz.

E isso, claro, otimizará significativamente as jogatinas.

Performance gráfica do Intel Core Ultra

Imagem: reprodução/VideoCardz

O principal destaque, contudo, é a adição de inteligência artificial embarcada. E isso significa que a IA será distribuída entre as unidades de CPU e GPU para acelerar processos e aprimorar a eficiência energética.

Trazendo números à pauta, esses processadores podem entregar até 1,7x mais performance em IA generativa (comparado aos processadores móveis de 13ª geração), 38% menos gasto de energia em videochamadas e 2,5x mais eficiência de energia.

IA do Intel Core Ultra

Imagem: reprodução/VideoCardz

E não menos importante, os processadores chegam com suporte ao Wi-Fi 7, Thunderbolt 4, suporte para memórias DDR5-5600 e DisplayPort 2.1.

CPUs Intel Core Ultra já estão disponíveis

A boa notícia é que a nova linha de processadores da big tech já está disponível globalmente e vão equipar mais de 230 notebooks de marcas parceiras como Asus, Samsung, Microsoft, Acer, Dell, entre outras.

A disponibilidade para o mercado brasileira, no entanto, está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

Via: GizChina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments