Imagem: Cesar Schaeffer@TecMasters

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (24) o Snapdragon X Elite. O novo processador para PC foi apresentado durante o Snapdragon Summit, evento anual da empresa que acontece nesta semana em Maui, no Havaí (EUA). Segundo a fabricante, o componente promete desempenho de CPU até duas vezes mais rápido do que a concorrência.

O TecMasters está diretamente no Havaí*, acompanhando em primeira mão todos os anúncios da Qualcomm e de seus parceiros.

Veja abaixo outros conteúdos da nossa cobertura e não esqueça de nos acompanhar também nas redes sociais: @tecmastersbr no Instagram, X (ex-Twitter) e TikTok (teremos conteúdos especiais por lá, mas – infelizmente – não espere por dancinhas…)

Aliado à performance, a Qualcomm diz que o chipset é capaz de oferecer o mesmo desempenho da concorrência, mas se destaca por gastar apenas um terço da energia – o que, na prática, pode ser convertido em “vários dias de bateria” para os notebooks.

Imagem mostra mão segurando o processador Snapdragon X Elite da Qualcomm, apresentado durante o Snapdragon Summit, em outubro de 2023

Imagem: Cesar Schaeffer@TecMasters

O novo processador para PCs também tem uma GPU supostamente poderosa; seja para quem vai trabalhar com edição de imagens e vídeos, mas também para os gamers. A GPU Adreno embarcada no chipset suporta um monitor com resolução 4K e 120Hz com HDR10.

Em sua apresentação, a Qualcomm afirmou que o núcleo de processamento gráfico trará o dobro da performance da concorrência e se iguala ao principal rival usando apenas um quarto da energia.

Snapdragon X Elite

Snapdragon X Elite

Imagem: Qualcomm

Fabricado no processo de 4 nanômetros, com 12 núcleos de alta performance e desenvolvido com foco em inteligência artificial, o Snapdragon X Elite tem capacidade de executar modelos generativos de IA com mais de 13 bilhões de parâmetros diretamente no dispositivo; segundo a fabricante, este poder de processamento de IA é 4,5 vezes mais rápido que a concorrência.

“O Snapdragon X Elite representa um salto dramático em inovação para a computação à medida que entregamos nossos nova CPU Qualcomm Oryon personalizada para desempenho super-carregado que irá encantar os consumidores com incrível eficiência energética e levar sua criatividade e produtividade para o próximo nível”, disse Kedar Kondap, vice-presidente sênior e gerente geral de computação e jogos da Qualcomm.

Snapdragon X Elite

Imagem: Qualcomm

Vale destacar ainda outras características do novo processador, que tem conectividade 5G, Wi-Fi 7 e traz diversas soluções proprietárias baseadas em IA, como áudio imersivo e sistema de câmera avançado.

Neste momento, o principal rival do chipset pode ser entendido como o atual M2, da Apple, que também é fabricado sob arquitetura ARM. Mas a empresa dá seus primeiros passos para passar a competir também com Intel e AMD.

Os primeiros dispositivos – entre diferentes formatos de notebooks – equipados com o novo processador devem chegar ao mercado a partir de 2024.

_
*O jornalista foi acompanhar os lançamentos do Snapdragon Summit no Havaí (EUA) a convite da Qualcomm.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments