Imagem: Nvidia

Rumores anteriores indicavam que as novas placas de vídeo da linha RTX 40 ‘Ada Lovelace’, da Nvidia, seriam potentes, mas também consumiriam bastante energia – embora não tenha sido divulgado quanto. Agora, segundo os leakers Kopite7kimi e Greymon55, podemos ter uma ideia disso.

Foi revelado que, além de contar uma GPU principal AD102, as novas placas podem consumir até 850W – isso dependendo do modelo.

Ao todo, segundo os rumores, serão três modelos: RTX 4080, RTX 4080 Ti e RTX 4090. Elas devem consumir, respectivamente, 460W, 600W e 850W. O lançamento das placas deve ocorrer já em setembro deste ano.

No entanto, os vazadores reiteram que esses valores de consumo são baseados nas especificações finais e, portanto, podem ser alterados nas variantes de varejo.

Claro que esses rumores podem não ser verdadeiros – embora ambos tenham bastante credibilidade em apresentar vazamentos da indústria. Além disso, parece bastante seguro afirmar que a Nvidia busca um alto ganho de desempenho com o lançamento da linha RTX 40 – principalmente para competir com as placas RDNA 3 da AMD.

Para isso, as especificações vazadas mostram que o chip AD102 presente nesses equipamentos deve apresentar 18.432 núcleos CUDA – o dobro dos núcleos presentes na arquitetura Ampere. Velocidades de clock de até 2,2 GHz também fazem parte do pacote e podem oferecer 81 TFlops de desempenho computacional.

Como dito, o lançamento deve ocorrer no segundo semestre deste ano e a esperança é que a Nvidia traga um grande salto geracional com as novas placas.

Via: WCCFTech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.