Imagem: Shutterstock/Ralf Liebhold

Atualização: na noite desta quarta (23), a Nvidia Brasil entrou em contato com o TecMasters para oferecer um posicionamento oficial sobre o tema e dizer que já havia recuperado seu perfil no Instagram. Confira a mensagem:

“Como todos já sabem, nossa conta de Instagram @NVIDIAGEFORCEBR foi invadida no dia 22 de fevereiro de 2022 e um falso sorteio foi divulgado em nosso feed e stories. Após escalarmos a situação para o time Global do Meta, foi possível resolver a situação. Nossa conta volta ao nosso poder em 23 de fevereiro de 22 às 18h (Horário de Brasília). Por favor, desconsidere toda e qualquer comunicação sobre o sorteio de ‘1500’ GPUs postado previamente pelos invasores.”

Abaixo, você pode ler a matéria original:

Em uma mensagem publicada no final da tarde desta terça (22), o perfil oficial da Nvidia Brasil nas redes sociais informou que sua conta no Instagram foi comprometida e que os suspeitos estão tentando dar golpe nos seguidores com um sorteio falso que promete dar 1.500 GPUs da família RTX 3000.

Stories

Imagem: Reprodução/Instagram

Perfil invadido e golpe com sorteio

O caso aconteceu por volta das 17h e ainda não foi resolvido. Na página da Nvidia Brasil no Instagram, ainda é possível ver tanto a publicação feita no feed do perfil quanto os Stories impulsionando o suposto sorteio junto a “patrocinadores”.

Em ambas as postagens, os invasores dizem estar realizando “um sorteio apenas de 24 horas” e que é preciso seguir duas outras contas para participar. O chamariz da ação é a promessa de 500x RTX 3050 Ti, 500x RTX 3080 Ti e 500x RTX 3090 Ti, além de “muitos componentes de computador”.

Nvidia Brasil

Imagem: Reprodução/Instagram

As contas referidas como patrocinadores são perfis novos nas redes sociais que não possuem publicações e são descritos apenas como desenvolvedores web da Nvidia e CEO – embora não fique claro a que empresa a posição de diretor-executivo se refere.

Nvidia Brasil tem perfil invadido no Instagram e "promete" 1.500 GPUs [atualizado]Nvidia Brasil tem perfil invadido no Instagram e "promete" 1.500 GPUs [atualizado]

O mais provável é que os golpistas estejam utilizando o nome da marca e seu alcance no país para inflar o número de seguidores dessas contas, mudar de nome e, a partir daí, aplicar novos golpes junto a um público diferente dos gamers.

O que diz a Nvidia Brasil

No Twitter, representantes da marca no país falaram sobre o acontecido, pediram que os internautas tomem cuidado e disseram estar trabalhando para resolver tudo o mais rápido possível. Confira a mensagem:

Há cerca de uma semana, o TecMasters foi contatado pela assessoria de imprensa da Nvidia no Brasil com um alerta de que um grupo de pessoas estava tentando se aproveitar do nome da empresa para executar golpes.

“Chegou ao nosso conhecimento que criminosos estão tentando se passar por representantes da NVIDIA para aplicar golpes em influenciadores e jornalistas. […] Caso você receba qualquer comunicação de outros domínios, pedimos para sua segurança que não responda, clique em nenhum link ou abra qualquer arquivo anexado. Em caso de dúvida da legitimidade do contato, por favor entre em contato conosco”, informou a agência.

Isso significa que o ataque não é recente e que os golpistas estão tentando de várias formas explorar a marca para realizar crimes. Continue acompanhando o TecMasters para mais atualizações a respeito dessa história.

Fonte: Twitter/Nvidia Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.