Um recorde recente foi atingido pela MSI, que anunciou por meio de seu site oficial a chegada de novas placas-mãe com suporte a volumes de memória DDR5 entre 96 GB e 192 GB – especificamente admitindo uma aproximação ao público entusiasta da customização de PCs (DIY).

Segundo o anúncio, as placas-mãe impactadas pela novidade correspondem às tecnologias de processamento Alder Lake e Raptor Lake (séries 600 e 700) da Intel. Esses modelos são valorizados pela eficiência de núcleos – todos têm 24 deles, sendo oito principais para desempenho e outras 16 para atividades auxiliares (considerados de eficiência). E todos agora ganham o suporte a módulos de memória de 24 GB e 48 GB, o que permite aos processadores atingirem os volumes mais altos de memória.

Imagem divulga suporte aprimorado de placas-mãe da MSI

Imagem: MSI/Divulgação

Agora, essas placas terão suporte maximizado entre os números estipulados acima. Na prática, 192 GB de memória DDR5 implicam em cada núcleo contar com 8 GB exclusivos para si – um número bastante atraente para quem curte montar PCs com configurações mais extremas.

Ironicamente, a tecnologia Ark da própria Intel só permite que seus processadores atinjam um máximo de 128 GB de memória – provavelmente pelo fato de que a Intel, ao contrário da MSI, ainda não validou módulos de 24 GB e 48 GB permeados por várias configurações.

De acordo com a MSI, não há nenhuma necessidade de atualização de firmware: “basta instalar o novo módulo de memória para tirar proveito de um sistema mais eficiente, com maior produtividade, especialmente para gamers multitarefas e usuários de sistemas rígidos”, disse a companhia. O suporte ampliado às placas-mãe da empresa usam sistemas UEFI atuais, por isso não será necessário nenhum update sistêmico.

A novidade já está disponível para as placas já existentes no mercado, e a MSI promete atualizações para mais modelos em um futuro próximo.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments