A Netflix pode estar em vias de alterar seu modelo de lançamentos, priorizando um episódio novo por semana em suas séries ao invés do atual, onde ela disponibiliza todos os episódios de uma só vez. Se confirmada, a medida deve aproximar a gigante do streaming de uma prática comum a canais de TV por assinatura.

O motivo para isso, segundo a newsletter Puck News (via Collider), seria o volume ampliado de produções que a Netflix tem hoje, versus o volume que ela tinha antigamente: em suma, quando você “maratona” uma nova temporada de série, você meio que pode acabar com ela mais rápido do que a empresa consegue compensar com novos lançamentos.

Colagem posiciona lado a lado imagens das séries Stranger Things e Cobra Kai, da Netflix

Enquanto Stranger Things viu sua temporada ser dividida em duas partes, Cobra Kai foi disponibilizada com todos os episódios de uma só vez (Imagem: Netflix/Divulgação)

Obviamente, cada caso é um caso: séries como Stranger Things são constantemente “maratonadas” e, mesmo depois de findadas, mantém o interesse público por semanas a fio. Mas a Netflix não tem “uma Stranger Things por mês” para manter o ritmo e, por vezes, a empresa passa por uma entressafra de novidades.

E não é como se a ideia fosse inédita para a empresa: no passado, qualquer série ganhava a temporada inteira de uma vez, apenas para que, eventualmente, as produções mais populares fossem divididas em duas partes – vide, mais uma vez, Stranger Things, cuja quarta temporada foi quebrada em duas, cada uma com seu lançamento.

Netflix

Imagem: Vantage_DS/shutterstock.com

Agora, a possível mudança para uma periodização semanal seria uma via interessante para a empresa manter sua audiência atenta às suas produções por mais tempo, revertendo-se em uma “folga” maior para que outras séries ganhem novas temporadas e assim por diante.

Netflix x Concorrentes

Vale lembrar que, no último trimestre, a Netflix perdeu quase um milhão de assinantes, então um modelo reformulado pode vir bem a calhar. Assinantes, aliás, também poderiam se beneficiar de um novo formato: o Collider cita uma possível redução na incidência de spoilers nas redes sociais, por exemplo.

Cena da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, da Amazon Prime Video

Imagem: Ben Rothstein/Prime Video

Mais além, este formato de disponibilização funciona nas empresas concorrentes: A Casa do Dragão, na HBO Max; Anéis de Poder, no Amazon Prime; e Mulher-Hulk, no Disney+, seguem esse padrão e a maior parte dos fãs segue religiosamente o calendário de novos episódios.

Vale lembrar, claro, que as informações divulgadas não têm comentário oficial da Netflix, que preferiu manter o silêncio sobre o assunto. Mas vale ficar de olho no que a gigante do streaming decidir para adaptar seu calendário nos próximos meses.

Fonte: Puck News (via Collider)

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments