Imagem: Netflix

A empresa Sennheiser desenvolveu uma nova tecnologia, chamada Ambeo, que promete áudio espacial mesmo em situações em que o som é reproduzido por um sistema de alto-falantes estéreo padrão.

Quem está aderindo à novidade é a Netflix que trouxe o áudio espacial para alguns de seus programas originais. Isso quer dizer que a experiência imersiva pode ser encontrada em TVs padrão, fones de ouvido, tablets e notebooks.

Por enquanto, há uma pequena lista de programas da Netflix que suportam a novidade. No entanto, alguns já são grande sucesso na plataforma, como a quarta temporada de “Stranger Things” e “The Witcher“, além da nova série de “Resident Evil“.

Para fazer funcionar, basta que a saída de som esteja configurada para áudio estéreo. Não é necessário nenhum ajuste adicional.

A Netflix, por sua vez, tornou essa configuração padrão nas séries citadas. Além disso, é possível encontrá-las no catálogo ao procurar por “áudio espacial” na pesquisa do streaming.

Como a novidade funciona na Netflix

Netflix

Imagem: Luca Sammarco/Pexels

A tecnologia consegue renderizar o áudio imersivo em apenas dois canais. Por conta disso, não são necessárias combinações separadas, já que o software consegue criar a atmosfera a partir de arquivos padrão existentes.

“O que diferencia a Sennheiser de outras soluções é que a renderização respeita a mixagem original, o equilíbrio tonal e a integridade do diálogo, que é exatamente o que o mixer de regravação está procurando”, disse Renato Pellegrini, da equipe Ambeo.

Caso se torne popular e seja viável, é possível que o Ambeo se torne uma solução para pessoas que não têm os equipamentos necessários para o áudio espacial.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.