Imagem: Tecmasters/Tor

Na última semana, a equipe do Projeto Tor disponibilizou a versão 11.5 do navegador focado em privacidade e anonimato. A atualização traz novas funcionalidades, entre elas evitar bloqueios ajudando os usuários a contornar mais facilmente a censura na rede.

Navegador Tor: atualização permite contornar censura automaticamente e evitar bloqueios

Esse processo começou há um ano, ainda na versão 10.5, adicionando melhorias na experiência da conexão Tor. No entanto, a versão disponível desde a última quinta-feira (14) procura automatizar algumas tarefas, livrando os usuários da necessidade de testarem manualmente as configurações de ponte (bridge) para desbloqueio do roteamento.

O recurso nativo ‘Connection Assist’ é responsável por atribuir automaticamente a configuração de ponte conhecida e que tenha melhor funcionamento na localização do usuário. Ele “funciona procurando e baixando uma lista atualizada de opções específicas de países para tentar usar a sua localização (com seu consentimento)”, explica o anúncio de lançamento.

Em outras palavras, a vantagem do assistente é fazer esse ajuste de forma automática, oferecendo opções de países para camuflar a localização do usuário. “Ele consegue fazer isso sem precisar primeiro conectar-se à Rede Tor, usando o moat – uma ferramenta interativa que obtém pontes do domínio torproject.org dentro do Tor Browser”.

Modo HTTPS ativado por padrão

Nesta versão, o ‘HTTPS-Only Mode’ (somente HTTPS, em tradução livre) é ativado no navegador por padrão, assegurando aos usuários apenas sites com conexão criptografada, de forma que toda troca de informações entre usuários e o servidor do site seja codificada para evitar ataques man-in-the-middle (MitM).

Outra vantagem do HTTPS é impor a existência de certificação SSL, evitando a retransmissão maliciosa de dados pessoais.

Por estar na primeira versão pública, a equipe pede que os usuários do navegador enviem feedbacks e  relatórios para aplicar as melhorias ao sistema.

Navegador Tor: atualização permite contornar censura automaticamente

Imagem: Tor

Para usuários Android do Tor Browser, a substituição do ‘HTTPS-Everywhere’ ainda não deve ocorrer de imediato, entretanto, a equipe promete atualizações mais frequentes que corrijam os bugs pendentes.

Menu de configurações com nova aparência

A nova versão do browser também traz um menu de configurações totalmente reformulado, o que deve ajudar os usuários menos familiarizados com a rede Onion. Batizado de ‘Configurações de conexão’, a busca e compreensão de configurações específicas deverá ficar mais fácil.

Navegador Tor: atualização permite contornar censura automaticamente

Imagem: Tor

A configuração de bridge e opções de conexões redesenhadas, por exemplo, vão permitir uma revisão e gerenciamento mais fáceis e rápidos. O uso de emojis para identificar e selecionar mais facilmente as bridges oferece pela primeira vez a visualização da configuração.

Criado especificamente para acessar sites por meio do roteamento cebola (The Onion Router), o Tor Browser permite aos usuários buscar informações na rede sem serem observados, uma vez que o tráfego é roteado através de nós na rede ao mesmo tempo que é criptografado. Ao chegar no destino, o mesmo nó de saída que fez a requisição da informação, retransmite as informações solicitadas de volta para o usuário. O processo para manter essa proteção multicamadas tem um preço: a velocidade de conexão, que costuma ser mais lenta comparada aos navegadores tradicionais.

 

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.