Então, a Konami confirmou: Metal Gear Solid 3: Snake Eater está voltando na forma de um remake, agora chamado Metal Gear Solid Delta: Snake Eater. A informação agora oficial veio por meio de um teaser apresentado durante o PlayStation Showcase exibido pela Sony na noite de ontem (24) e, embora não fosse uma total surpresa, ele não deixou de surpreender bastante gente.

A última entrada na franquia Metal Gear Solid – excluindo remasters – foi Metal Gear Survive, que veio logo após a famigerada briga entre a Konami e o criador da marca, Hideo Kojima. O jogo em si foi tão mal quisto na comunidade que tem gente que literalmente se recusa a reconhecer sua existência, tal qual uma religião imaculada. Assim sendo, o remake de “MGS 3” pode ser uma redenção para a Konami, mas também pode acabar sendo ainda mais problemática. Assim sendo, aqui vão algumas informações – e algumas deduções nossas – sobre Metal Gear Solid Delta: Snake Eater.

Snake Eater e sua floresta de especulações

A Konami promete respeitar a história original, mas será mesmo?

A conta oficial da franquia Metal Gear no Twitter, logo após a revelação do trailer durante o PlayStation Showcase, postou o aviso de que o remake será fiel à história e elementos originais, mas que também deve adicionar novos recursos. Embora isso possa ter sido apenas um tuíte ressaltando fidelidade ao jogo de 2004 como um todo, é bem provável que o jogo mude bem pouco nas questões narrativas.

O original viu John (o nome real de Naked Snake/Big Boss) se infiltrar em território russo em busca de um cientista russo – Sokolov – que deserdou o exército da União Soviética, mas havia sido devolvido em uma jogada política anos antes. Como todo começo de jogo, a missão deu muito errado: Snake viu o cientista ser novamente abduzido e, para piorar, gente do seu lado o traiu, unindo-se ao inimigo.

“METAL GEAR SOLID Δ: SNAKE EATER vai reproduzir fielmente a história e design de jogo de MGS3, enquanto adiciona também novos elementos.”

Obviamente, estamos dançando entre os detalhes – você já sabe de nossa política anti-spoilers – e como todo Metal Gear, a trama rapidamente envolve para um thriller de espionagem que envolve jogos políticos globais, interpretações bem abertas sobre a Guerra Fria e uma narrativa intrincada no mais mínimo dos detalhes.

É difícil mudar algo que está tão assentado quanto um enredo desse e, convenhamos, quando a Konami tentou mudar isso, a empresa foi parar em “dimensões paralelas”, “linha alternativa do tempo” e “zumbis” – veja Metal Gear Survive, lá em cima. O público não aprovaria muita ousadia com o cânone principal da marca.

Entretanto, de “novo”, é bem possível que a companhia adote uma abordagem mais similar a Metal Gear Solid: Ground Zeroes e Metal Gear Solid: Phantom Pain (a dupla de títulos que compõe “Metal Gear Solid 5”). Em outras palavras, deixar a linearidade do enredo principal um pouco de lado e permitir um mundo mais aberto, onde você é jogado em um ambiente massivo e procede conforme achar melhor.

Podemos também entrar em elementos de RPG, como evolução de pesquisa e aquisição de armas ou busca por recursos e alimentos. Isso, no entanto, vai ser mais difícil de “amarrar” na história: em MGS 3, Snake ainda não era “Big Boss” e não era o líder de uma facção armada independente de qualquer país, como nos jogos posteriores.

Por que “Delta”?

A primeira diferença está, literalmente, no logotipo do jogo: antes, era Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Agora, o “3” de lugar ao “Δ” (leia “Delta”) – e isso é mais um ponto que sinaliza a possibilidade de mudanças entre o original e o remake.

A própria Konami admite que o “delta” implica em alterações dentro de um contexto imutável – vide o tuíte abaixo:

“O símbolo de Delta foi escolhido por causa do seu significado e como ele encaixa no conceito do projeto deste remake. ‘Delta’ implica ‘mudança’ ou ‘diferença’, mas sem alterar a estrutura.”

A interpretação faz sentido se considerarmos os pontos onde “delta” é utilizado: na matemática moderna, um “delta” representa a “mudança em uma variável, bem como também é usado para marcar a diferença entre dois números. O símbolo ‘delta’ é comumente aplicado na matemática para representar a mudança de uma variável” (via Learner).

Lembra das Equações de Segundo Grau? Teorema de Pitágoras? O delta é usado bastante para calcular esse tipo de operação matemática e, como diz a definição acima, pontua uma mudança nela, mas que não necessariamente muda a estrutura completa.

Em Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, isso pode – ênfase no “pode” – significar o que ressaltamos no tópico anterior: a adoção de recursos vistos em jogos que vieram depois do MGS original, mas que podem fazer sentido se contextualizados dentro da narrativa inalterada de 2004.

A equipe de atuação é a mesma

Também pelo Twitter, a Konami confirmou que o time de dubladores permanecerá o mesmo da época, assim como a história. Isso parece ser algo inócuo de se divulgar, mas traz um certo peso.

Isso porque, após o lançamento de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, em 2008, amplas foram as discussões sobre a participação de uma pessoa essencial à experiência: David Hayter, o ator por trás da voz de Naked Snake (e seu “filho”, Solid Snake). À época, foi o próprio Kojima quem pediu pela troca, argumentando que, para continuar a viver “Big Boss”, seria necessário um ator que “representasse bem o que significa ser um homem forte em seus 40 ou 50 anos”. Para MGS5, a escolha recaiu sobre Kiefer Sutherland.

Nós demos uma passadinha pelo Twitter oficial de Hayter e…ele não falou sobre  o remake, ao menos, não diretamente: em meio a vários fãs lhe perguntando se ele faria a voz de Snake, ele tuitou para…ninguém em particular, sobre “jogos em que ele estava envolvido” – incorporando na publicação um trailer de Synapse, para o PSVR 2.

https://twitter.com/DavidBHayter/status/1661482115861721088

Por desencargo, procuramos alguns dos outros atores: Josh Keaton (o “jovem” Ocelot) não falou nada sobre o jogo; Lori Allan (The Boss, mentora de Naked Snake) também não comentou nada por conta própria, mas retuitou uma publicação de um internauta, divulgando o trailer do PlayStation Showcase. Até o fechamento desse artigo, nada sobre o assunto foi encontrado nos perfis de Jim Piddock (Major Zero) e Suzetta Miñet (EVA) evita as redes sociais.

Captura de tela mostra a atriz Lori Allan compartilhando postagem sobre Metal Gear Delta: Snake Eater

Imagem: Lori Allan/Twitter/Reprodução

Agora, é possível especular que, se a Konami diz que “as vozes originais” serão as mesmas no remake, então David Hayter estaria de volta. Maaaaaaaaaaaaas…não achamos que seja esse o caso: durante a sua saída, Hayter ficou bem desgostoso com tantas pessoas perguntando se ele voltaria para a franquia – e chegou a publicar uns tuítes bem nervosos na época. Hayter, além de dublador, é roteirista dos grandes, participando de materiais que passam por marcas como X-Men, Watchmen, além de emprestar sua voz ao Tubarão Rei no próximo filme do Flash (DC Comics) – deixar um ator de bom currículo marcado por um papel é visto como um pecado para os membros da dramaturgia.

Entretanto, note que a Konami disse apenas que o jogo terá “as vozes originais”, não que “os atores originais” estariam de volta. Tecnicamente, isso é possível: encontre os arquivos de áudio originais, faça cópias remasterizadas e atualizadas para a alta definição sonora atual.

Na prática, não muda uma letrinha do jogo, mas não deixa de reaproveitar o material que, em tese, a Konami já tem.

Nisto, é importante lembrar que Metal Gear Solid Delta: Snake Eater não é um remake no mesmo molde que foi Final Fantasy VII: o RPG da Square foi inteiramente reconstruído em todos os pilares, efetivamente expandindo a história do primeiro disco do jogo original em um título inteiro no remake. Muita coisa ali teve que ser criada, roteirizada, dublada e atuada do zero.

Aqui, a saída mais simples – reaproveitar materiais que a empresa já tem – seria um mundo de vantagens para a Konami: por um lado, a publisher japonesa economiza nos custos de contratação de atores – especialmente, os atores originais – ao mesmo tempo que se mantém fiel ao discurso de “nada muda”.

Mesmo jogo, um gamedev a mais, e mais plataformas

Outro ponto interessante: embora o desenvolvimento do jogo seja uma tarefa internalizada pela Konami, a publisher japonesa conta com auxílio do estúdio Virtuos para recriar Metal Gear Solid Delta: Snake Eater. A empresa é especializada em remasters e assina produções interessantes, como as releituras de Final Fantasy X/X-2 e a franquia Arkham de Batman – este último, nos ports para consoles atuais. A estratégia é mais ou menos parecida com o que a publisher fez para o remake de Silent Hill 2.

Mais além, embora o Snake Eater original tenha sido uma exclusividade do PlayStation 2, ele ganhou versões em HD para PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation Vita e, agora, junto de “Delta”, uma versão remasterizada para o PlayStation 5 – esta, ainda para este ano.

Isso mostra um compromisso que a Konami vem adotando há alguns anos, de levar seus jogos a todas as plataformas possíveis – com “Delta”, será o mesmo: o remake também sairá no PC e no Xbox Series, além do PlayStation 5.

Até hoje, o único Metal Gear que se manteve totalmente exclusivo foi Guns of the Patriots: o quarto título canônico da franquia nunca foi visto fora do PlayStation 3.

Galeria de imagens

‘Metal Gear Delta: Snake Eater’: tudo o que sabemos sobre o remake de um dos maiores jogos da história
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Metal Gear Solid Delta: Snake Eater ainda não tem uma previsão de lançamento divulgada.

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