No que depender de Eric Williams, diretor de God of War Ragnarok, já sabe qual jogo ele gostaria de fazer a seguir: Castlevania, nome da franquia de ação e plataforma envolvendo vampiros, lobisomens e outros seres do folclore mundial e publicada pela Konami.

O diretor falou sobre seu desejo ao podcast Kinda Funny Games, ressaltando que, ao menos por enquanto, seu desejo é mesmo apenas um desejo, e que dependeria dos fãs fazer um barulho alto o suficiente para que a Konami desse ouvidos:

Captura de tela mostra cena do jogo Castlevania: Lords of Shadow 2

Imagem: Konami/Reprodução

“São vocês que podem fazer isso acontecer, porque são vocês que têm a audiência do mundo aqui [neste podcast]… Eu não sei o que vou fazer a seguir, mas se alguém me der a licença para desenvolver um novo Castlevania, eu ia adorar fazer isso.”

Castlevania é uma das quatro principais séries da Konami – as outras sendo Metal Gear Solid, Silent Hill e eFootball (ex-Pro Evolution Soccer). Desenvolvida por Hitoshi Akamatsu e popularizada por Koji Igarashi, seu primeiro jogo foi lançado em 1986, para o MSX e o Nintendinho (NES), a série atingiu fama global quase que de imediato, produzindo incontáveis sucessos, como os lendários Castlevania: Symphony of the Night e Rondo of Blood – tidos por alguns fãs como os melhores de toda a franquia.

O lançamento direto mais recente já está perto de completar 10 anos: Castlevania: Lords of Shadow 2 foi relativamente bem recebido por estabelecer um ponto de partida para a origem do Conde Dracula, o principal antagonista da franquia, sob um novo ponto de vista iniciado por Hideo Kojima. Entretanto, problemas de jogabilidade e a mecânica vertical do jogo acabaram minando a experiência, fazendo com que seus momentos de brilho ficassem ofuscados pelas suas falhas.

Apesar de vários spin offs e até uma série muito bem sucedida na Netflix, Castlevania ainda não voltou aos consoles de fato, o que não impede que fãs constantemente busquem a Konami por alguma atualização.

Nisso, entra a ideia de Eric Williams: quando o diretor de God of War Ragnarok menciona “dar a licença”, isso não é algo trazido à discussão à toa. Lords of Shadow 2 foi um dos primeiros títulos onde a Konami se permitiu licenciar seu conteúdo para desenvolvimento externo – o jogo foi feito na Espanha, pela MercurySteam.

Apesar de ser tradicionalmente “mão fechada” com suas propriedades intelectuais, os anos mais recentes viram a Konami relaxar um pouco a própria regra, permitindo que estúdios de fora do seu plantel assumissem certas produções suas. O recentemente anunciado remake de Silent Hill 2, por exemplo, ficará pelas mãos dos poloneses da Bloober Team.

Já os estúdios Sony Santa Monica, que são conhecidos pelo desenvolvimento da franquia God of War, estão “envolvidos em um punhado de diferentes coisas”, segundo disse o produtor Cory Barlog em 2018. Ele não mencionou nada específico, mas imagine se um projeto assim fosse a ressurreição da franquia Castlevania?

Bom, franquias mais antigas e consideradas mais “mortas” anunciaram retorno em 2022, então é questão de “querer” fazer. A bola está com você, Konami…

via Videogames Chronicle

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