Sem aviso prévio, a Meta anunciou o fim da integração entre suas plataformas de mensagem – o Messenger (Facebook) e o Instagram. A informação vem da atualização que a empresa promoveu em suas páginas de suporte.

Originalmente, a integração entre Instagram e Messenger tinha dois objetivos: o primeiro – e mais óbvio – era o de forçar usuários a usarem de forma conjunta os aplicativos sob controle da Meta. O outro, mais sorrateiro, era o de “amarrar” as soluções em uma espécie de hub a fim de proteger a empresa de acionamentos judiciais relacionados a leis antitruste.

Imagem mostra ícones do Instagram, Messenger e Facebook, todos apps da Meta, na tela de um smartphone

Imagem: Primakov / Shutterstock.com

Pela atualização oferecida pela Meta, a integração entre as duas plataformas será finalizada “no meio de dezembro de 2023” – sem data específica. Devido à proximidade informada, algumas mudanças já estão em curso e já podem ter aparecido para você:

  • Você não poderá iniciar novas conversas ou ligações com contas do Facebook no Instagram.
  • Todos os bate-papos existentes que você teve com contas do Facebook se tornarão somente leitura. Isso significa que você e outras pessoas não poderão enviar novas mensagens nesses bate-papos.
  • As contas do Facebook não poderão ver seu status online ou se você visualizou uma mensagem.
  • Os bate-papos existentes com contas do Facebook não serão transferidos para sua caixa de entrada no Facebook ou no Messenger.

Mais além, a empresa informa que o início de novas conversas voltará a ser feito exclusivamente pela plataforma coerente à escolha do usuário: na prática, um bate-papo via Messenger só poderá ser iniciado pelo Facebook, não mais pelo Instagram.

Estranhamente, a Meta não explicou se isso trará algum impacto na integração de login das contas. Desde que essa integração foi implementada, a empresa fundada co-fundada por Mark Zuckerberg criou a “Central de Contas da Meta”, que controla práticas de segurança que são distribuídas nas duas redes sociais. Temos um tutorial sobre isso aqui no TecMasters.

Por ora, no entanto, é seguro presumir que o silêncio da Meta neste tópico indique que a Central em si continua, atuando separadamente ao uso do Messenger ou do Instagram.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments