A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, vem pouco a pouco introduzindo elementos mais centralizadores na operação de seus canais. Recentemente, a empresa criou a “Central de Contas”, que altera praticamente todos os aspectos da gestão dos seus perfis no Facebook e Instagram e, com isso, uma certa confusão foi instaurada.

Você já deve ter percebido isso: ao acessar certas opções do menu de gestão do Instagram, você provavelmente viu algum aviso da Meta alertando que tal operação agora seria conduzida pelo novo recurso, e não mais de maneira isolada. A decisão vem com o intuito de unificar as duas redes e facilitar a experiência do usuário, mas mudanças são comumente estranhas, então o TecMasters vem explicar como as coisas serão daqui para frente.

Banner de divulgação da Central de Contas da Meta

Imagem: Meta/Reprodução

O que é a ‘Central de Contas’ da Meta

Começando pelo básico, a Central de Contas é exatamente o que diz o nome: uma espécie de ponto centralizador – um hub, se preferir – que serve para coordenar as ações de configuração dos seus perfis no Facebook e Instagram.

Anteriormente, para fazer isso, você tinha que acessar os menus correspondentes em cada rede social, de forma unitária e isolada. Agora, a ideia é a de que você faça todos os ajustes com a menor quantidade de cliques possível. A premissa é louvável, a execução não foi das melhores.

Atualmente, apenas as opções mais críticas – segurança, ajustes de senha, autenticação em dois fatores etc. – estão gerenciáveis pela Central de Contas da Meta, mas a empresa ambiciona levar tudo para esse ambiente.

Em outras palavras: hoje, a coisa está meio fragmentada, mas dê alguns meses e a experiência deve adquirir a solidez que a empresa ambiciona. Você sabe que a Meta tem muitos exemplos por onde ser criticada, mas dando o devido tempo, essa é uma parte dela que pode beneficiar você.

Imagem mostra painel principal da Central de Contas da Meta

Imagem: Rafael Arbulu/TecMasters

Como usar a Central de Contas para excluir suas contas

A primeira coisa para você aprender a usar o novo serviço é acessar o endereço de acesso à ela: no seu navegador, digite (sem as aspas) “https://accountscenter.facebook.com/” ou clique nele a partir daqui para ir direto à página correspondente. Depois disso, faça o login com um dos seus perfis – Facebook ou Instagram – para abrir as suas configurações.

Ah, caso prefira, tem como acessar pelo celular também, bastando você abrir as configurações de privacidade no app do Facebook ou o menu de três linhas no canto da tela do seu perfil no app do Instagram.

Aqui vale uma ressalva: é possível usar a Central de Contas da Meta pelo desktop, mas como tudo nos apps da empresa, a experiência é desenhada pensando majoritariamente no smartphone e tablet, então não estranhe se algumas coisas parecerem diferentes para você – estamos baseando este texto no processo pelo celular.

Uma vez logado, você vai se deparar com uma série de opções de privacidade de conta, conforme falamos anteriormente: além de alterar a senha, práticas de autenticação em dois fatores (algo que, diga-se de passagem, você deveria usar para sempre) e outras benesses, você também consegue gerenciar quais dispositivos acessaram quais contas, suas respectivas localizações, eliminar tais conexões (caso você não use mais ou não reconheça alguma).

Montagem mostra como acessar a Central de Contas da Meta pelo Instagram

Imagem: Rafael Arbulu/TecMasters

Além disso, você também consegue gerenciar coisas como seus dados pessoais, preferências de veiculação de publicidade (desde quais anunciantes você tenha visto ou visitado até a forma como seus dados são usados pelas plataformas para publicidade direcionada), aplicativos integrados (sabe quando você se loga a um jogo ou plataforma pela API do Facebook? O registro disso fica aqui) e, finalmente, meios de pagamento (uma opção mais voltada a influenciadores que tenham páginas dedicadas ou perfis profissionais, tanto para comprar coisas como para receber valores).

Mas por que mudar isso agora?

Como dissemos, é intenção da Meta unificar suas plataformas ao máximo: considerando a natureza de redes sociais compartilhada pelo Facebook e pelo Instagram, a empresa liderada por Mark Zuckerberg já vinha integrando ambas as marcas em alguns recursos – o leitor com uma memória mais prática que a nossa vai lembrar de quando isso aconteceu com as mensagens privadas, que hoje estão totalmente integradas ao Messenger tanto para um como para outro.

Nos bastidores, outras integrações também ocorrem sem muito alarde: o compartilhamento de contatos, por exemplo, serve para que a agenda que você autorizou ser acessada pelo Facebook também possa sugerir a você contatos no Instagram.

A exceção a isso é o WhatsApp: você deve ter notado como, ao longo de todo este texto, nós não mencionamos o app de mensagens instantâneas da Meta. Isso tem motivo: o WhatsApp tem precauções de segurança que as outras plataformas não têm ou cuja natureza não permite a adoção. Pelo fato do WhatsApp depender exclusivamente de uma linha de telefone, suas configurações têm um caráter mais exclusivo e isolado.

De toda forma, a Central de Contas da Meta vem para tornar mais fluida uma necessidade de gestão por parte dos usuários. Imagine, por exemplo, ter que explicar o funcionamento desses recursos para uma pessoa sem muita afinidade tecnológica – sua mãe ou avó, por exemplo. Anteriormente, você teria que fazer isso repetidas vezes, para cada plataforma, elucidando as diferenças de cada uma (e bem sabemos como idosos tendem a argumentar “mas lá no outro, a gente fez assim…”).

Agora, uma ajuda mais detalhada, com a devida explicação, e todas as demandas de proteção digital aplicadas em um lugar, servirão para o outro – daí a Central ser majoritariamente focada em segurança e defesa de contas.

Só lembre de manter os graus de ciberproteção mais elevados, usando autenticação em dois fatores (preferencialmente, por meio de um app dedicado, como Authy, Google Authenticator ou Microsoft Authenticator) e senhas fortes, que misturem letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números. Infelizmente, a centralização dessa gestão também implica em um risco maior: se você cair pela Central de Segurança, então invasores acessarão tudo o que você usa da Meta. E ninguém precisa disso.

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