Perto de conquistar seu primeiro bilhão de usuários, o LinkedIn anunciou uma nova ferramenta exclusiva para seus membros pagantes: uma inteligência artificial (IA) generativa que funciona como coach, ajudando você a descrever melhor sua experiência trabalhista ou anunciar de forma mais criativa uma determinada vaga de emprego.

Ao contrário daqueles outros coaches que têm pouco cabelo e falam mal das mulheres pela internet enquanto tomam bebidas alcoólicas bem comuns em qualquer botequim (mas que juram ser algo refinado), o tal “coach IA de RH” do LinkedIn tem uma atribuição prática. Essencialmente, a ferramenta usa o poder da IA generativa para escrever textos mais aprimorados no seu lugar, dando mais robustez ao seu perfil e, com sorte, isso acaba atraindo os olhos de mais recrutadores.

Imagem animada mostra funcionamento de ferramenta de IA do LinkedIn

Imagem: LinkedIn/Reprodução

A medida pode soar estranha, mas é importante ressaltar um fato comumente esquecido: o LinkedIn é propriedade da Microsoft, e a empresa que faz o Windows e o Xbox está investindo cada vez mais em inteligência artificial – vide o “namoro” entre a companhia e a OpenAI, a criadora do ChatGPT.

No caso do LinkedIn, a medida pode ser bem vantajosa: uma IA generativa se aprimora à medida em que tem acesso a maiores volumes de dados. A rede social profissional mais popular do mundo, de uma forma resumida, é “só” dado – especificamente, dados de trabalho, informações corporativas e postagens mais analíticas.

Presumindo que o LinkedIn permita à ferramenta o acesso ao conteúdo produzido pelo usuário – sejam eles artigos assinados ou postagens no feed principal, comentários nas publicações dos outros etc. – é seguro especular que “os dados” para a IA estudar já estejam disponíveis.

Por essa razão, aliás, que mesmo entre os pagantes, nem todo mundo terá acesso a ela neste primeiro momento: o LinkedIn afirmou ao Engadget que a nova ferramenta está, por enquanto, em fase beta de testes. Ou seja, alguns poucos membros da rede social foram selecionados para usá-la neste primeiro momento, relatando bugs e problemas que possam aparecer da experiência.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments