Como forma de proteger seus cidadãos e combater conteúdo de ódio em suas redes, o Reino Unido pode tornar o WhatsApp ilegal caso algumas regras não sejam adotadas. Como citado em um projeto de lei que tramita na Câmara dos Lordes, foi definido que apps de mensagens apliquem políticas para moderação de conteúdo.

A ideia é que, com essa regulamentação, conteúdos contendo mensagens terroristas, racistas e de abuso infantil sejam mitigadas em diversos meios de comunicação do Reino Unido. O responsável por impor esses requisitos por lá é o órgão regulador de mídia, conhecido como Ofcom.

Caso as regras não sejam acatadas, as empresas deverão desembolsar uma multa que pode chegar a £ 18 milhões (R$ 113 milhões em conversão direta) ou oferecer 10% de seu faturamento.

Problemas de adequação do WhatsApp

WhatsApp

Imagem: Yasu31/shutterstock.com

A questão específica do WhatsApp diz respeito à criptografia de ponta a ponta. Isso porque a tecnologia protege as informações e permite apenas que o remetente e o destinatário tenham acesso àquele conteúdo.

Por conta disso, não há como o WhatsApp oferecer para as autoridades esses conteúdos sem eliminar justamente o que protege as mensagens de seus usuários. Portanto, a alternativa pode ser deixar o Reino Unido.

Esse não parece ser exatamente um problema para o WhatsApp, como citado por Will Cathcart, diretor do mensageiro: “98% dos nossos usuários estão fora do Reino Unido. Eles não querem que reduzamos a segurança do produto e, simplesmente, seria uma escolha estranha escolhermos diminuir a segurança de uma forma que afetaria 98% dos usuários”.

Agora, a próxima sessão para discutir o projeto de lei está marcado para esta terça-feira (09). No entanto, a decisão deve sair apenas mais próximo do fim do mês, no dia 25.

Via: Poder 360

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments