Matéria produzida em parceria com Igor Shimakuburo

A Riot Games já deixou o aviso: a temporada 2022 de League of Legends começa na próxima sexta-feira (7). No papel, a data marca o início de uma nova season, com a redefinição parcial dos tiers e novas recompensas ao longo da temporada. Na prática, o dia inicia a busca por um elo mais alto do que o conquistado em 2021.

E como toda troca de season, diversas mudanças foram anunciadas: houve uma mudança nas recompensas dos objetivos, dois novos dragões desembarcaram nos campos de League of Legends, alguns itens desembarcaram enquanto outros estrearam em Summoner’s Rift e algumas runas sofreram ajustes.

Sim, todas essas novidades fazem (e farão) diferença. Mas no fim das contas, a comunidade quer mesmo é saber quais são os melhores campeões para se jogar. Por conta disso, a equipe do TecMasters preparou um pacotão de sugestões para cada lane, com base em números do lolzinho, buffs e cenários vistos in-game.

Vale lembrar que as sugestões não são uma verdade absoluta — o meta é alterado de um dia para o outro e a melhor opção sempre será o campeão com quem tem familiaridade. De todo modo, abaixo seguem boas opções para começar a nova temporada com o pé direito — ou seria a mão direita?

Melhores top laners

A rota do topo, durante estes meses de pré-temporada, passou por poucas mudanças desde os últimos campeonatos quando o assunto são campeões. Na mesma, tanto campeões tank quanto bruiser têm tido bastante sucesso.

Tahm Kench

Desde que passou por um pequeno rework, o Tahm Kench tem sido mais utilizado na rota do topo já que não pode salvar seus aliados a todo momento. E, por lá, o campeão tem demonstrado a sua força. Abaixo, veja a runa mais utilizada para o campeão:

Tahm Kench - Runa do League of Legends (3)

Imagem: reprodução/TecMasters

Já para a itemização, os jogadores têm optado pela “Manopla do Raio de Gelo” como seu item mítico.

Yone

Graças a runa “Ritmo Fatal”, o Yone tem sido com cada vez mais frequência no top, uma lane que o campeão já fazia antes, mas não de forma tão efetiva. Veja a runa mais utilizada no momento:

Yone - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Para a sua itemização, os jogadores de Yone têm optado pelo “Arco Escudo Imortal” como seu principal item mítico, já que o mesmo lhe concede dano de vida e um escudo extra. Por sua vez, outro item que não pode faltar na build é o “Gume do Infinito”.

Sett

Desde que foi lançado, o Sett tem marcado presença constante no topo, seja em filas ranqueadas ou em partidas de campeonatos. Já em 2022, o campeão continua sendo uma escolha bem sólida. Veja a runa mais utilizada no momento:

Sett - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Na itemização, os jogadores têm preferido o “Ruptor Divino” como seu item mítico. Entretanto, o “Hemodrenário” também é uma ótima opção para quem quer recuperar mais vida durante uma luta.

Melhores caçadores

Na selva, o League of Legends está com algumas escolhas novas bem interessantes, inclusive, campeões que ficaram fora do meta por muito tempo estão de volta, como é o caso da Vi, que teve protagonismo em Arcane.

Lee Sin

Após ter passado no fim da temporada passada no topo e no mid, o Lee Sin está sendo utilizado mais como jungler, novamente. Já as runas utilizadas não mudaram tanto desde as últimas vezes que o campeão ainda era majoritariamente um caçador. Veja a runa mais popular do momento:

Lee Sin - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/League of Legends

Nas builds, o item mítico “Hemodrenário” é praticamente obrigatório devido ao kit do campeões. Já outra escolha popular fica pelo “Sinal de Sterak”, item que aumenta ainda mais o escudo do Lee Sin quando sua passiva entra em ação.

Vi

Uma das protagonistas de Arcane ficou muito tempo quase que “esquecida” no League of Legends. Já na pré-temporada, a campeã voltou a ser bem utilizada por conta de buffs que recebeu e continua forte até agora. Veja a runa mais popular do momento:

Vi - Runa do League of Legends (2)

Imagem: reprodução/TecMasters

Para a itemização, os jogadores estão optando pelo “Ruptor Divino” como o item mítico. Já para mais dano, o “Cutelo Negro” é um item que combina bem com o kit da campeã.

Rek’sai

Outra campeã que estava sumida, a Escavadora do Vazio, voltou ao meta graças a um item de letalidade e anda com uma WinRate de 53,22%, de acordo com o Op.gg. Veja a runa mais utilizada no momento:

Rek'Sai - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Já para a itemização, após fechar o item mítico “Garra do Espreitador”, os jogadores optam por itens que lhe concedem mais vida.

Melhores mid laners

Como já é de costume, a rota do meio do League of Legends é uma das que mais passou por mudanças em relação a quais campeões estão fortes.

Viktor

Apesar de ter aparecido em Arcane, Viktor tem feito mais sucesso em Summoner’s Rift devido às mudanças na pré-temporada que contribuem para seu crescimento nas partidas. Veja a runa mais utilizada no momento:

Viktor - Runa do League of Legends (2)

Imagem: reprodução/TecMasters

Em relação a itemização, os jogadores têm optado pela “Coroa da Rainha Despedaçada” como seu item mítico, que permite que o mago não seja explodido por assassinos.

Zed

Devido aos novos itens de letalidade da pré-temporada, Zed voltou a ser bastante utilizado no meio, apesar de fazer algumas aparições na selva. Veja a runa mais utilizada no momento:

Zed - Runa do League of Legends (2)

Imagem: reprodução/TecMasters

Em relação a build, os jogadores têm preferido o “Eclipse” como item mítico, apesar do “Crepúsculo de Draktharr” também ser uma boa opção. Já outro item essencial da build é o “Arco do Axioma”, que diminui bastante o tempo de recarga da ultimate do assassino.

Vex

A última campeã do League of Legends foi lançada em setembro de 2021 e ainda não passou por nerfs. O seu kit é bem consistente, já que ela tem dano e controle de grupo em área, logo, os motivos para a campeã estar forte ficam bem claros. Veja a runa mais utilizada no momento:

Vex - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Para a itemização, devido a ser uma assassina e ter menos vida, os jogadores têm optado pelo item mítico “Glacieterno”, que de quebra ainda ajuda a campeã a prender os seus inimigos por um tempo extra.

Melhores atiradores

Na última season vimos muitos campeões não necessariamente atiradores passando pela bot lane. O recente nerf no Arco-escudo Imortal até pode manter alguns ADCs longe da rota, mas durante essa pré-season, velhos conhecidos de longa range têm sido vistos nos campos de Summoner’s Rift, especialmente com a mudança do Ritmo Fatal.

Caitlyn

Sim, ainda há o hype em torno da campeã por conta da série “Arcane”, mas há outros motivos para ela ser considerada um bom pick para a próxima temporada de League of Legends. Com um escalonamento razoável, Caitlyn consegue manter grande distância de seus inimigos, especialmente por conta do novo Ritmo Fatal.

Segundo o op.gg, a atiradora tem tido um pick rate de quase 18%, mas é sua win rate de 48,89% que chama a atenção. A principal runa usada pela comunidade tem sido:

Caitlyn - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Importante lembrar que o “Heal” continua sendo a melhor opção para a campeã, já que o boost de move speed para manter a distância para ela é essencial. Falando sobre itemização, a escolha da “Força do Vendaval” para item mítico é quase unânime.

Jhin

Jhin é o único das três sugestões que não se beneficia do Ritmo Fatal, mas seu grande alcance torna-se uma boa opção de resposta para outros ADCs de longa range. Não à toa, ele está entre os três campeões mais pickados na bot lane e atualmente apresenta uma taxa de vitória acima dos 50%. Confira abaixo a runa mais utilizada para o campeão:

Jhin - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Não há muito segredo na hora de comprar itens. “Força do Vendaval” continua sendo a melhor opção para item mítico, já que dá crítico, dano de ataque, velocidade de ataque e velocidade de movimento — basicamente tudo que ele precisa.

Jinx

Outra que deu as caras em “Arcane” e tem feito sucesso em League of Legends é a Jinx. Ela tem se beneficiado muito dos atributos do “Ritmo Fatal” e, com a “Força do Vendaval”, ganha uma forma de escapar que até então não existia em seu kit de habilidades.

A campeã tem tido uma taxa de vitória de incríveis 50,95% — será que a Riot está de olho? — e a runa mais utilizada (idêntica à de Caitlyn) tem sido:

Jinx - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Sobre a itemização, vai depender de cada jogo e de como o player joga. Força do Vendaval pode ser uma boa forma para escapar de alguma ultimate, mas o roubado “Máta-Craquens” pode ser a melhor opção para eliminar aquele tanque imortal do time inimigo.

Melhores suportes

Com exceção de outras possíveis descobertas malucas — a exemplo de Sona e Lux ou Maokai e Sena —, as sugestões para suporte estão dentro dos padrões conhecido pelos jogadores de LoLzinho. Mas com ADCs de longo alcance no meta (muitos deles sem mobilidade), o jeito é apelar para quem também faz a diferença de longe.

Blitzcrank

Dito isso, o Blitão pode ser uma ótima opção para a chegada da nova season. Os ADCs até podem abusar da Força do Vendaval para escapar de um puxão, mas se o jogador tiver com a mira em dia — e se não houver uma Morgana do outro lado —, investir no robô pode ser o pickoff que o time precisava.

O campeão está com um pick rate de 52,09% e, com o nerf no gelinho, a principal runa adotada tem sido o bom e velho “Pós-choque”.

Blitzcrank - Runa do League of Legends (2)

Imagem: reprodução/TecMasters

O “Medalhão dos Solari de Ferro” têm sido o item mítico mais escolhido pela comunidade. Na prática, ele é muito mais efetivo que a “Shurelya”, já que dá uma opção de peel extra para o campeão.

Thresh

Vai temporada, volta temporada e o Thresh continua como uma das melhores opções para a bot lane. Isso porque o campeão possui um dos melhores kits para a rota: boas opções para iniciar um combate (e à distância) ou mesmo habilidades para proteger o carregador forte de seu time.

Por falar em proteção, a runa “Guardião” tem sido a mais pickada pelos suportes.

Thresh - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Quanto ao item mítico, aposte em “Medalhão de Solari de Ferro” em 99,99% das partidas.

Lux

Para a alegria de muitos, a Lux pode ser a escolha de maguinho como suporte. Sim, a Lulu também tem sido bastante vista nas filas de League of Legends, mas a Dama da Luz de Demacia recebeu um buff notável que reduziu o tempo de recarga de sua ult. Ah, seu longo alcance também conta muito para enfrentar os adversários.

Com 49,83% de taxa de escolha, a principal runa utilizada tem sido:

Lux - Runa do League of Legends

Imagem: reprodução/TecMasters

Quem picka Lux, quer dar dano. E a menos que existam cinco assassinos do outro lado, a “Tormenta de Luden” é o item mítico mais recomendado para a campeã.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *