De forma curta e grossa: o feed cronológico do Instagram está de volta. O recurso foi substituído em 2016 por uma linha do tempo baseada em algoritmos da plataforma, mas agora será reincorporado em duas novas timelines que estão sendo lançadas para a rede social.

A novidade foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo próprio Instagram. Com o anúncio, os usuários agora poderão escolher três opções de feed:

  • Página inicial: o formato atual de feed em que os algoritmos ordenam as publicações e sugerem posts e perfis que podem atrair o usuário;
  • Favoritos: feed cronológico que exibirá publicações de contas marcadas como “Favorito”;
  • Seguindo: feed cronológico que vai exibir posts de contas seguidas pelo usuário, independentemente do nível de interação.

Vale ressaltar que as duas novas opções de timelines cronológicas não serão habilitadas por padrão. O usuário terá de tocar no logo do Instagram e definir qual será sua escolha de feed.

A novidade foi liberada nesta quarta, mas chegará a todos os usuários da plataforma de maneira gradual.

Mudanças programadas do Instagram

Os novos recursos lançados não são necessariamente novidade. O feed cronológico era realidade do Instagram até 2016, quando a rede social passou a usar o algoritmo de sua plataforma. Além disso, o aplicativo já estava testando a volta do recurso desde janeiro deste ano. Mas há motivos para isso.

Em junho do ano passado, a plataforma de Mark Zuckerberg disse que a timeline cronológica foi descontinuada porque usuários estavam perdendo 70% das postagens no feed, incluindo quase metade dos posts de pessoas próximas. O algoritmo então veio para supostamente solucionar isso.

O problema é que estudos da própria companhia comprovaram como esse algoritmo tem prejudicado saúde mental de adolescentes e pessoas mais jovens. O aspecto “viciante” do algoritmo é o principal fator, mas o ranking de engajamento também leva os usuários a padrões tóxicos de conteúdo.

Logo, disponibilizar outras opções de feed pode ser uma maneira para o Instagram se distanciar dessas acusações e dar mais autonomia para a linha do tempo do internauta. Resta saber quais serão as consequências disso, já que menos tempo na plataforma significará menos dinheiro para o bolso da Meta.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments