Os mais jovens talvez não se lembrem, mas muito antes de armazenamento em nuvem, SSDs NVMe ou pen drives, quem imperava no ramo de retenção e transferência de dados eram os disquetes. É verdade que, com mais de 50 anos de vida, esses dispositivos raramente são vistos hoje em dia. Mas pasmem: eles ainda permanecem vivos — ou permaneciam até pouco tempo, em alguns casos.

Chuck E. Cheese. dá adeus aos disquetes…

Prova disso foi um recente vídeo postado por um funcionário (conhecido como @showbizpizzaman) da rede de restaurantes Chuck E. Cheese. Na publicação feita no TikTok, o profissional mostra disquetes de 3,5 polegadas e com cerca de 1,44 MB de armazenamento sendo usados pela empresa em pleno 2023.

 

@showbizpizzamanHow to install a new show at Chuck E. Cheese

♬ original sound – Stewart

O vídeo é uma dose forte de nostalgia diretamente no coração. Nele, é possível ver toda a demora no processo de extração de dados para que a Chuck E. Cheese programe rotinas de iluminação e dados de sincronização para o mascote mecânico gigante da rede.

Não ficou claro o motivo do restaurante ainda usar dispositivos populares da década de 90 nos dias de hoje. Mas a má notícia para os fãs retrô é que o vídeo marca a última utilização de disquetes pela rede de restaurantes, que está atualizando para um novo sistema de arquivos para seus bonecos mecânicos.

Convenhamos: já estava na hora, né?

… mas outras empresas ainda os mantêm vivos

Curiosamente, a hora parece não ter chegado para algumas empresas ainda. Isso porque no ano passado, Tom Persky, fundador da floppydisk.com, confirmou que o pequeno dispositivo quadrado de 3,5 polegadas ainda é usado na atualização de softwares de aviões mais antigos.

“Provavelmente metade da frota aérea do mundo hoje tem mais de 20 anos e ainda usa disquetes nos aviônicos”, revelou.

Mas o uso não se restringe a apenas companhias aéreas. Os disquetes continuam sendo utilizados por agências governamentais e dispositivos médicos por conta de sua confiabilidade. Segundo a Wired, empresas pequenas sem recursos para uma atualização robusta de sistema também fazem uso do produto.

Talvez não por muito tempo, é verdade. Os disquetes estão cada vez mais raros de se encontrar e, por consequência, mais caros. Não bastasse isso, o armazenamento de apenas alguns megabytes certamente não suporta a quantidade de dados exigida nos dias atuais.

Ou seja, eles até permanecem vivos em 2023. Mas é possível dizer que o relógio com a contagem regressiva para suas extinções estão quase no limite.

Via: TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments