Aos poucos, o mundo está presenciando a existência de GPUs que nunca foram lançadas oficialmente. No mês passado, uma GTX 2080 com suporte ao Ray Tracing foi comprada no eBay. Agora, foi a vez de uma RTX 3080 com 20 GB e uma RTX 3090 Super darem as caras no mercado chinês.

RTX 3080 com 20 GB ou RTX 3090 Super? Nunca nem vi…

Durante o pico da pandemia de Covid-19, a Nvidia considerou lançar três modelos da RTX 3080: uma de 10 GB, outra de 12 GB e uma última de 20 GB. No fim, apenas as duas primeiras GPUs chegaram oficialmente ao mercado, mas novas imagens revelaram que a versão mais robusta também saiu do papel.

Prova disso é que o usuário @hongxing2020 do Twitter publicou uma série de imagens de um modelo MSI GeForce RTX 3080 Ventus 3X OC… com 20 GB de VRAM! O mais curioso ainda é que a placa não é habilitada com o bloco de criptografia Lite Hash Rate que limita a mineração de criptomoedas.

Ainda segundo o user, modelos dessa placa agora estão à venda por preços entre US$ 432 e US$ 600. Vale frisar, no entanto, que não existe drivers oficiais para essas GPUs. Ou seja, elas funcionam apenas para mineração de criptomoedas, não para jogos.

Mas se isso não foi surpreendente o bastante, imagens de uma RTX 3090 Super – Founder Edition foram divulgadas em fóruns da NGA. A versão também não chegou a ser lançada de forma oficial, mas é basicamente o protótipo do modelo que viria a ser a RTX 3090 Ti.

GPUs RTX 3080 com 20 GB e RTX 3090 Super surgem no mercado chinês
GPUs RTX 3080 com 20 GB e RTX 3090 Super surgem no mercado chinês

De acordo com a captura de tela da GPU-Z, a placa conta com a mesma GPU GA102 e 10.752 núcleos CUDA. A nomenclatura “Ti” aparece no teste com o software, mas é a marca “RTX 3090 Super” que figura na carcaça. Os detalhes em preto ao invés de prata também são diferentes da versão oficial.

Mais placas desconhecidas no horizonte?

As surpresas indicam algumas visões interessantes para o mercado. A primeira é de que as fabricantes aparentemente distribuíram alguns modelos exclusivos para mineradores de criptomoedas de forma paralela, possivelmente para diminuir a concorrência no mercado gamer.

A outra é de que novas GPUs inéditas podem surgir daqui pra frente. A atualização (conhecida como “Merge”) da rede Ethereum diminuirá os ganhos com a mineração do Ether e restará aos mineradores substituir o Ether ou vender seus equipamentos.

E caso essa segunda opção se sobressaia, outros possíveis modelos não lançados oficialmente devem aparecer.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments