Atualmente, estima-se que o Gov.br, plataforma de serviços do Governo Federal, tenha cerca de 150 milhões de usuários cadastrados. No entanto, apenas cerca de 70 milhões possuem assinaturas certificadas.

Como citado por Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, esses “são números muito relevantes, mas observamos a necessidade de melhorar a qualificação das assinaturas. Ainda há um percentual grande de ‘bronze’ e entendemos que para efetivamente o cidadão exercer seus direitos e cumprir suas obrigações, há necessidade de assinatura ‘ouro’ e ‘prata’”.

Em entrevista à Convergência Digital, ele ainda cita que o governo está “investindo nisso e conseguimos um incremento de 30%. Dos 150 milhões de CPFs na plataforma, estamos nos aproximando de 70 milhões de pessoas com assinatura prata e ouro”.

A importância desses cadastros certificados é que, dependendo do serviço, seu uso só pode ser feito com níveis de autenticação maiores, como os citados cadastros de prata e ouro. Para garantir isso, os usuários devem validar sua identidade por biometria facial, como a encontrada no sistema do Serpro, ou fazendo login por meio de um dos 11 bancos credenciados.

Dentre os serviços oferecidos para pessoas certificadas estão a resolução de pendências com a Receita Federal e até a venda de veículos.

Novidade do Governo Federal

Ilustração de segurança

Imagem: Franck/Unsplash

Por fim, Mascarenhas citou que a ideia, agora, é trabalhar com o conceito de “biometria comportamental, que é como [o usuário] manipula o dispositivo. Alguns bancos já usam. E até a própria forma como segura o dispositivo permite interpretar. O Gov.br é consistente e seguro. Mas obviamente o tempo todo é preciso estar evoluindo em padrões de segurança. O primeiro, já implementado, é o duplo fator de autenticação. A própria escolha do dispositivo que será autenticado também está implantado. E estamos fazendo testes com a biometria comportamental”.

Ainda não há previsão de quando a novidade vai chegar para todos, embora, como dito, seja algo que já está em testes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments