Depois de ficar fora do ar na maior parte do dia de terça-feira (25), a plataforma gov.br, que reúne serviços públicos digitais, foi estabelecida às 17h, segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa pública que administra o site. Além das reclamações de quem necessitava acessar aos serviços, a instabilidade tardiamente comunicada por órgãos do governo levantou suposições sobre um “ataque de segurança” à plataforma.

 

Gov.br fora do ar: Serpro alega 'ajustes técnicos' e OAB fala em 'suposto ataque de segurança'

Imagem: reprodução

 

De acordo com o Serpro, a indisponibilidade da plataforma se deu por “ajuste de natureza técnica”. Nas redes sociais, internautas reclamaram da instabilidade ao tentar acessar o portal, muitos relatando a impossibilidade de logar na plataforma, tendo senhas bloqueadas, entre outras dificuldades.

Embora alguns internautas tenham notado falhas na plataforma desde a manhã, o governo, por meio da Receita Federal, só divulgou a suspensão temporária dos serviços à tarde. “A Receita Federal foi informada pela Secretaria de Governo Digital e pelo Serpro que, devido a instabilidades apresentadas pela plataforma Gov.br, o Portal e-CAC bem como as funcionalidades que utilizam a assinatura Gov.br ficarão indisponíveis até as 20h de hoje”, disse o Fisco.

Mais tarde, a estatal de TI responsável pelo site, divulgou um breve comunicado informando que o reestabelecimento dos serviços seria mais rápido que o previsto. “Serpro, responsável técnico do Gov.br, informa que a plataforma teve o funcionamento restabelecido às 17h”.

Em nota posterior, o Serpro e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia comunicaram que o “havia estabelecido” e que o “login de acesso à plataforma está disponível para todos os serviços do governo federal”.

Indisponibilidade do gov.br afeta estudantes e aposentados

Com a indisponibilidade, estudantes também tiveram problemas para consultar os locais de prova do Enem, divulgado nesta segunda-feira (24). No dia, a página do participante do Inep — um dos serviços da plataforma gov.br — também apresentava instabilidade, segundo os usuários.

‘Suposto ataque de segurança’

A Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo informou por meio do perfil no Instagram que tem acompanhado a situação do Meu INSS, afirmando que há dois dias se encontra instável. “A OAB está atenta e já cobrou providências que estão sendo tomadas”.

A plataforma estaria enfrentando um suposto ataque de segurança, sugeriu a comissão.

Gov.br fora do ar: Serpro alega 'ajustes técnicos' e OAB fala em 'suposto ataque de segurança'

Imagem: reprodução/Folha de S. Paulo

 

Com informações Convergência Digital, G1 e Folha de S. Paulo

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments