Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal chama atenção para um novo golpe na praça, em que vários contribuintes têm recebido notificações por SMS, WhatsApp e até via e-mail informando de que seus Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) estão em situação irregular. As mensagens contém links que redirecionam os usuários para o pagamento de uma taxa falsa, com a finalidade de regularizar o CPF.

As notificações estão alcançando até mesmo quem está em dia, sem necessidade de nenhuma regularização. Ainda assim, os golpistas por trás dessas mensagens se identificam como “Receita”, utilizando o termo IRPF, as cores da entidade e a bandeira nacional, para assim, fazerem as pessoas acreditarem que estão lidando com um oficial do governo federal. Entretanto, isso é falso.

Regularização é feita gratuitamente no site da Receita Federal

Site da Receita Federal

Imagem: Governo Federal

O procedimento para regularizar o CPF é feito de forma gratuita pela página oficial da Receita. O governo esclarece ainda que quando a instituição envia alertas aos contribuintes, as mensagens não possuem link de acesso, tempouco redirecionam para qualquer tipo de cobrança.

Caso necessite regularizar seu CPF, você deve acessar o site oficial e selecionar a opção Meu CPF na página, conforme indica a imagem acima. Após isso, você encontrará as orientações sobre como corrigir sua situação cadastral, de acordo com a irregularidade que consta no sistema.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.