Imagem: Reprodução/Intel

Cinco meses já se passaram desde a chegada de 2022, mas as placas de vídeo Arc Alchemist para desktop da Intel seguem longe das mãos dos consumidores. E este cenário pode continuar por mais algum tempo, já que novas especulações sugerem mais um atraso para o lançamento dos produtos.

Anunciadas na CES deste ano, as GPUs Arc estavam programadas para chegar às prateleiras no primeiro trimestre de 2022. Posteriormente, foi revelado que os componentes para PC chegariam apenas no 2º semestre, mas agora, de acordo com o portal Igor’s Lab, a estreia deve ser postergada até agosto.

Novo adiamento das GPUs Arc Alchemist?

Segundo o portal, esse novo atraso está ligado a problemas envolvendo o software dos componentes. Ao que parece, a big tech está trabalhando para otimizar o driver das GPUs Arc Alchemist, com o intuito de evitar travamentos e fornecer atualizações de softwares “maduros” desde o início.

É incerto a origem da informação, mas há um forte indício para isso. Na semana passada, a Intel anunciou a aquisição da Siru Innovations, uma empresa finlandesa especialista em gráficos e desenvolvimento de software. Querendo ou não, a compra pode ser um sinal de que a big tech está focada em garantir um suporte de driver digno.

O site gringo ainda especula que problemas como suporte pós-venda, desenvolvimento de cartões de parceiros, desenvolvimento e integração de jogos e considerações comerciais também estariam ameaçando o lançamento das placas Arc Alchemist até o fim de junho.

GPUs Intel Arc

Imagem: Divulgação/Intel

Por outro lado, outras especulações sugerem que a Intel deve cumprir com o prazo para a estreia no segundo semestre. Segundo o TechSpot, especialistas do setor afirmaram que a big tech está entrando em contato com parceiros da cadeia de suprimento para acelerar a chegada da linha de placas para desktop.

Há quem diga que anúncios devem ocorrer no evento Computex, que acontece entre 24 e 27 de maio. Outros acreditam que os modelos Arc A580 e A750 serão vendidos a partir de junho, enquanto A380 e A780 chegariam em julho e agosto/setembro, respectivamente.

O rumor mais forte, no entanto, é que a nova linha de GPUs para PC da Intel terá preços baixos, suficientes para ganhar espaço em um mercado já dominado por AMD e Nvidia. A lógica faz sentido: se a arquitetura tecnológica não se iguala às de rivais, o jeito é conquistar o consumidor pelo bolso.

Resta saber quando (e se) essa estratégia será colocada à prova.

Via: PC World/TechSpot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.