A Electronic Arts (EA) anunciou nesta quarta-feira (2) que irá remover equipes russas dos seus icônicos jogos de esportes NHL 22, FIFA 22, FIFA Online e FIFA Mobile. A decisão vem como consequência da guerra instaurada entre a Rússia e a Ucrânia e que se iniciou na última semana.

“A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas outras vozes no mundo do futebol, pede paz e o fim da invasão da Ucrânia”, disse a empresa, em comunicado.

Como parte da ação dentro dos jogos da empresa, tanto a seleção da Rússia quanto os clubes profissionais do país devem ser impactados.

De acordo com a EA, a decisão foi tomada “em consonância com nossos parceiros da FIFA e da UEFA”, bem como com o Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF), órgãos governamentais responsáveis pela administração do futebol global e europeu e de hóquei internacional, respectivamente, e que também baniram os times russos das competições até segunda ordem.

Segundo informações do The Verge, ainda não está claro quais os times de fato já foram retirados dos games, mas “processos já foram iniciados” para habilitar a remoção. Para o NHL 22, equipes bielorrussas também serão impactadas.

EA e os jogos esportivos

A EA não é a primeira a se pronunciar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Outras empresas de tecnologia também já iniciaram algum tipo de bloqueio ou banimento, incluindo Apple, Facebook e YouTube.

A GSMA, organizadora do Mobile World Congress (MWC), também baniu algumas empresas russas de participarem do evento de 2022, que acontece nesta semana, na Espanha.

Esta tampouco é a primeira vez que a EA impõe mudanças em seus jogos esportivos em decorrência de ofensivas mundiais. Em 2019, por exemplo, a empresa removeu do jogo da NFL — o Madden NFL — o ex-técnico do Las Vegas Raiders, Jon Gruden, após um escândalo com vazamentos de e-mails de cunho racista, homofóbico e misógino (e que, no mundo real, resultou na demissão de Gruden).

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments