Em julho deste ano, a Blizzard – uma parte da Activision – se viu em uma contenda judicial quando 21 funcionários da área de teste de qualidade do jogo Diablo IV decidiram formar um sindicato trabalhista. Ontem (18), o Comitê Nacional de Relações Trabalhistas dos Estados Unidos acatou o pedido e autorizou a formação da organização – apesar da Blizzard criticar a ideia.

A empresa argumentou primeiro que as discussões entre empresas e empregados deveriam ser feitas de forma direta, e em seguida, afirmou que o novo sindicato deveria incluir todos os funcionários que trabalham em Diablo IV – não apenas o setor de qualidade, cujo escritório é separado e fica localizado em Albany, capital do estado de Nova York. Ao final de tudo, porém, a autoridade trabalhista dos EUA não aceitou as argumentações e autorizou a organização a seguir em frente.

Segundo as informações divulgadas até agora, a argumentação da Blizzard não foi ouvida por se tratar de uma suposta tática conhecida como “union busting”, que, essencialmente, busca quebrar uma organização sindical antes mesmo de ela se formar. A própria Activision, dona da Blizzard, já tentou fazer isso em outros escritórios sob seu controle, de outros jogos que não Diablo IV, com relativo sucesso.

“Baseado nas informações disponíveis, concluímos que os funcionários envolvidos na petição compartilhem de uma comunidade de interesses. Também consideramos as similaridades existentes entre os desenvolvedores e as comparamos com os avaliadores de qualidade. Desenvolvedores são organizados em departamentos separados, mas estes departamentos eventualmente responderão à chefia da franquia Diablo. Desenvolvedores também têm uma gama diversa de habilidades, treinamento e tarefas, mas tudo isso eventualmente inclui o contato significativo e um alto grau de integração funcional. A remuneração é variada, mas muitos dos termos e condições de vínculo empregatício se cruzam entre as comunidades.

Ao comparar as comunidades dos requerentes interessados às de desenvolvedores, nós determinamos que os interesses sindicais se sobrepõem às similaridades que existem entre elas. Conforme notado, os avaliadores participam do mesmo processo de desenvolvimento dos jogos onde são incluídos contatos e integrações significativos. Entretanto, avaliadores são separados e organizados em seu próprio departamento e sua hierarquia de supervisão é totalmente desvinculada da franquia Diablo. Avaliadores também possuem uma série de habilidades específicas diferentes daquelas de desenvolvedores. Finalmente, os avaliadores são remunerados consideravelmente abaixo dos desenvolvedores. Mais além, a evidência de intercâmbios entre as duas comunidades é extremamente limitada. Por estas razões, nós determinamos que os interesses compartilhados entre as duas comunidades não superam os interesses que tornam apropriada a criação de uma comunidade pedida pelos requerentes.”

Traduzindo: a autoridade trabalhista entende que, ainda que muito do trabalho entre avaliadores de qualidade e desenvolvedores de Diablo IV se cruze, as duas comunidades são bem distintas entre si, então um sindicato específico para os testers é algo bem-vindo aos olhos da justiça americana.

logotipo do jogo Diablo IV, da Activision Blizzard

Imagem: Blizzard/Divulgação

A Activision respondeu à decisão por meio de uma mensagem compartilhada internamente para seus funcionários de toda a empresa – não apenas de Diablo IV – via Slack, e que acabou vazada por uma ex-funcionária no Twitter. O tuite acusa a Activision de não honrar o que diz, já que, por um lado, a empresa diz prezar pela comunicação direta entre empregadores e funcionários, mas por outro, a empresa recusa-se a negociar termos com boa fé:

https://twitter.com/_TechJess/status/1582546168386502656

Segundo o que disse a Activision:

“Nós discordamos da ideia de que um punhado de funcionários decidam por todos os outros o futuro de todo o time Diablo baseado em Albany. Nós acreditamos que um diálogo direto entre a empresa e os empregados é a rota mais produtiva.

Por exemplo: pela via direta, nós já efetivamos um bom contingente do time de testers, promovendo-os a funcionários plenos, com aumento salarial e de benefícios, abrimos acesso ao programa de bônus e oferecemos novas oportunidades de avanços de carreira (o que por si já resultaria em mais salário).

Nós entendemos que a discussão coletiva [via sindicato] é comparativamente lenta – uma vez concordadas, as medidas levam mais de um ano [para entrarem em efeito] segundo análise da Bloomberg. Durante as longas negociações contratuais, as leis trabalhistas proíbem empresas de oferecer quaisquer pagamentos/bônus/ampliação de benefícios sem que haja um acordo especial com o sindicato, e o Escritório de Estatística Trabalhista já relatou que empregados não sindicalizados geralmente recebem aumentos salariais maiores que grupos sindicais. Isso é consistente com o que vimos nos estúdios Raven [um dos muitos envolvidos na franquia Call of Duty], onde tivemos apenas três sessões de negociação desde que o sindicato deles foi autorizado há seis meses, parcialmente pelo fato do sindicato ter cancelado sessões pré-agendadas por mais de um mês.”

Vale lembrar, no entanto, que as relações sindicalizadas também oferecem outros benefícios, como auxílio jurídico dentro dos diversos casos de assédio que a Activision vem respondendo na justiça. Ao final de tudo, a empresa acatou a decisão do Comitê.

Os estúdios Blizzard Albany eram, antigamente, conhecidos como Vicarious Visions. Este é um nome que os mais velhos vão lembrar: são eles quem assinam o remaster Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, lançado em setembro de 2020.

O time é responsável pela avaliação de qualidade de Diablo IV – originalmente anunciado em 2019. Essencialmente, eles não desenvolvem a programação do jogo, mas testam as versões internas em busca de bugs e outros tipos de falha, além de auxiliar na coordenação de testes beta. Diablo IV já teve pelo menos um beta fechado, cujas informações coletadas pelo time de qualidade em Albany auxiliam os desenvolvedores a corrigirem erros e aprimorar a experiência.

Diablo IV tem previsão de lançamento para 2023, para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X e Windows (PC).

via Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments