Por mais que o mercado de TVs esteja dominado por marcas como LG e Samsung, há quem sobreviva neste meio — mesmo que de forma mais discreta. Este é o caso da TCL, resultado de uma joint venture das marcas Semp e TCL (não diga), que segue em busca de espaço no ramo de televisores.

Embora a marca tenha alcançado o terceiro lugar em participação no mercado global de TVs em 2020, muitos brasileiros ainda não estão familiarizados com a marca. Por conta disso, o TecMasters resolveu destrinchar as principais tecnologias usadas nos televisores das empresas, bem como apontar os principais modelos da companhia disponíveis no mercado.

Afinal, quanto mais opções de marcas e modelos, melhor para os consumidores, certo?

LCD, LED e afins

Antes de listarmos os principais modelos de TVs da TCL, vale conhecer um pouco das tecnologias usadas pela marca.

  • LCD

Como o próprio nome sugere, o Display de Cristal Líquido (vulgo LCD) é basicamente uma tela de cristal líquido que funcionam com cores projetadas em transparência. O backlight do televisor funciona como fonte de luz para iluminar os pontos RGB e formar a imagem na tela.

Por mais que a tecnologia seja um pouco mais antiga, ela continua presente no mercado de TVs. Aliás, a TCL teve a segunda maior participação global destes produtos em 2020.

  • LED e derivados

A tecnologia LED funciona de forma similar ao LCD: o backlight ilumina os pontos de cores primárias para formar imagens coloridas e iluminadas. A principal diferença das TVs LEDs é que os painéis backlight são formados por lâmpadas LED, que são mais brilhantes e consomem menos energia.

E no quesito LED em televisores, a TCL apresenta diferentes variações da tecnologia: LED tradicional, DLED (basicamente uma matriz com mais LEDs), QLED (que usa pontos quânticos inorgânicos para reproduzir cores mais vivas e intensas que o LED tradicional) e o mini LED (cujos diodos emissores de luz são menores que os das TVs LED).

Quais são as principais TVs da TCL?

Após entender um pouco mais sobre as tecnologias usadas pela TCL, chegou a hora de, enfim, conhecer os principais modelos da marca. Como muitos exemplares não chegaram por aqui, focaremos nos modelos que estão disponíveis no Brasil.

QLED C735

TCL C735

Imagem: Divulgação/TCL

Recém-chegada ao Brasil, o modelo C735 é certamente um dos principais modelos da marca. Além de trazer intensidade nas cores com a tecnologia QLED, a TV tem resolução 4K HDR e taxa de atualização de 120 Hz. Não menos importante, com 98 polegadas, a C735 se destaca como o maior televisor do mercado nacional.

X915

TCL X915

Imagem: Divulgação/TCL

Se grandes poderes exigem grandes responsabilidades, a X915 pode ser a solução para as mais complexas necessidades. A tela QLED de 75″ impressiona, mas são as resoluções 8K, certificações de qualidade IMAX ENHANCED e a compatibilidade com conteúdos Dolby Vision & Atmos que roubam os holofotes.

X925

TCL C735

Imagem: Divulgação/TCL

A X925 tem características similares a da X915: opções de até 75″, resoluções 8K, tecnologia quantum dot e certificações de qualidade IMAX ENHANCED. Mas ao invés da tecnologia QLED, o televisor conta com minúsculas lâmpadas LED (mini LEDS), capazes de reproduzir imagens de extrema qualidade em 120 Hz.

P715

TCL P715

Imagem: Divulgação/TCL

Explicar o motivo da P715 ser uma das TVs da TCL mais procuradas aqui no Brasil pode ser fácil: uma tela LED com resulução 4K UHD, bordas minimalistas, opções entre 50″ e 75″, sistema operacional Android nativo e tecnologia micro dimming para mais qualidade das imagens. É bom ou tá pouco?

S615

TCL S615

Imagem: Divulgação/TCL

Modelos nem tão robustos também podem ser boas opções. Neste sentido, a TCL S615 promete dar conta de exigências menos complexas. Para isso, o televisor LED Full HD conta com opções de 32″ e 40″ e traz uma taxa de atualização de 60 Hz. Outros destaques ficam na conta de um sistema operacional Android, bordas finas e controle com comando de voz.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments