Se você passou por qualquer shopping na sua cidade, somos capazes de apostar que você reparou nas TVs em display nas vitrines das lojas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Dessas, certamente as TVs da LG estariam em exibição junto de outras grandes marcas do setor.

O problema é que, ao entrar na loja, você percebeu que existem tantas “TVs da LG” disponíveis que, para ser sincero, escolher uma delas pode ser uma experiência desafiadora para alguns. Felizmente, estamos aqui para dar uma força, detalhando os principais modelos da marca sul-coreana e explicando as diferenças de tecnologia de cada um.

Banner que mostra uma das TVs da LG

Imagem: LG/Divulgação

Quais são as principais TVs da LG?

LG OLED C2

Um dos modelos mais recentes da nossa lista, a LG C2 é um televisor de resolução 4K que a sul-coreana vem divulgando como “padrão OLED evo” de tecnologia visual. Considerando o volume de siglas que existem por aí quando o assunto é display televisivo, é fácil ficar confuso com a nova nomenclatura, mas asseguramos que é mais simples do que parece.

Essencialmente, a linha OLED evo das TVs da LG são uma evolução do já conhecido “OLED”. Falando de forma técnica, o OLED evo oferece um controle maior de cores, trazendo apresentações mais vívidas mesmo nas configurações normais. Mais além, conteúdos que apostem no brilho e no contraste vão tirar benefícios especiais aqui, graças à tecnologia Brightness Booster de alguns modelos – melhoria de até 20% na nitidez de imagens díspares (em outras palavras: quando você tem algo preto destoando de algo colorido).

Não por menos, a linha C2 de TVs da LG são conhecidas como “televisores para gamers”, por serem bem indicadas para jogos.

LG 42C2 - imagem

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

LG OLED G2

Durante anos, a linha C acima foi a mais popular da LG, unindo preço e performance coerentes. Isso começou a mudar em 2021 e vem acirrando mais ainda a disputa em 2022, graças à chegada da linha G2. Ambos os modelos usam a tecnologia OLED evo e trazem resolução 4K, mas a principal diferença é que, no caso da linha G2, o design favorece mais a apresentação estética. Isso porque a G2 foi pensada para ser usada com suporte de parede ao invés do clássico “pezinho”.

Entretanto, há um outro ponto em que a LG G2 leva vantagem sobre sua “irmã mais velha”: ao contrário da linha C2, essa variante possui um novo dissipador de calor que permite que a TV entregue até 20% a mais de brilho e contraste, além de um maior dinamismo nas cores vívidas. Na prática, a imagem é relativamente melhor, considerando o preço mais alto aqui.

O mesmo pode ser dito do som, que apesar de ser baseado na tecnologia Dolby Atmos presente em ambos os modelos, com a LG investindo em um sistema de 4.2 canais para seus alto-falantes, chegando a incríveis 60W de potência para televisores maiores.

LG OLED Evo OLED65G26LA

LG OLED Evo OLED65G26LA (Imagem: LG/Divulgação)

LG NANO 75

Esta linha de televisores 4K da LG introduziu o conceito de “Nanocell”, uma tecnologia proprietária da sul-coreana (ou seja, só ela tem) para competir com o bem avaliado QLED da Samsung. Em termos resumidos, de acordo com a empresa, trata-se de uma camada de filtragem de imagem posicionada à frente de um painel LCD, com o objetivo de melhorar a profundidade de cores exibidas na tela. Na prática, tons mais vívidos e evidentes.

Se você quer entrar na tecnicalidade da coisa, não há bem um manual publicado pela LG especificamente sobre os televisores Nanocell. De uma forma grosseira, ele absorve ondas de luz que se posicionam em certas frequências, meio que “limpando” as cores mostradas no painel.

Pense assim: quando alguém faz tinta de uma cor específica, um tom absoluto daquela cor jamais será atingido se a composição tiver certas impurezas, ou “sujeiras”, na hora da mistura. O que a tecnologia Nanocell faz é – tentar, pelo menos – limpar essas “sujeiras” e deixar a tonalidade das cores mais forte e notável.

Na prática, a linha Nanocell permite que a LG pratique uma imensa variedade de preços e tamanhos de painel. Na própria loja da empresa no Brasil, há uma listagem apresentando modelos a partir de R$ 3,5 mil, indo até R$ 17 mil.

LG 70UP7750PSB (Imagem: LG/Divulgação)

LG 70UP7750PSB (Imagem: LG/Divulgação)

LG NANO80

Quando você junta o melhor desempenho possível da tecnologia Nanocell com um processamento contemporâneo e inúmeros recursos inteligentes, além de uma resolução 4K de primeira categoria, você tem a linha NANO80 da LG – exemplos recentes incluem a 55NANO80, com várias integrações de inteligência artificial (IA).

O “filtro” (se é que podemos usar essa palavra) Nanocell já consegue, por conta própria, evitar “impurezas” de cor na exibição da imagem no painel. Mas a linha NANO80 conta com processador α5 Gen5 AI 4K, que permite o ajuste automático de brilho por meio da IA conforme a iluminação ambiente, assegurando que você não perca detalhes de imagem nem mesmo com uma luz batendo diretamente na tela – um problema relativamente comum em residências com muita abertura.

Imagem mostra a LG 55NANO80SPA

LG 55NANO80SPA (Imagem: LG/Divulgação)

LG UQ8050

Destinada para quem quer uma tela poderosa, resolução 4K e não tem medo de mostrar isso, a linha UQ8050  chega com versões entre 50 e 75 polegadas, todas especialmente belas de se apresentar quando montadas em uma parede.

O ponto mais interessante aqui é a presença de um painel ADS, que em termos práticos permite a visão em ângulo mais aberto que o normal. Essencialmente, quem senta próximo aos cantos da tela vê a mesma qualidade de imagem de quem a vê de frente – em outras palavras, salas grandes com reuniões de amigos, por exemplo, não serão prejudicadas para ninguém.

Ela também conta com um modo otimizado para jogos, que permite que você aproveite por completo a baixa latência entre a execução de um comando no controle do seu console versus o tempo que esse comando leva para aparecer na TV. Aliado a uma taxa de renovação de quadros de 60Hz, esse é um modelo bem interessante para quem quer esbanjar uma tela com qualidade parecida com o cinema, mas com a elegância de um quadro montado na parede do quarto.

Existem modelos mais avançados? Sim, mas considerando qualidade de imagem deste aparelho, mesmo o investimento em um modelo de entrada desta linha pode vir bem a calhar.

Imagem mostra a LG 50UQ8050PSB, uma das TVs mais interessantes da fabricante sul-coreana

LG 50UQ8050PSB (Imagem: LG/Divulgação)

E aí? Curtiu saber mais sobre os vários modelos da LG? Qual deles é o seu favorito?

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments