A vice-presidente da Comissão de Concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, a arquiteta de regras antitruste de referência para conter o poder dos gigantes tecnológicos dos Estados Unidos, pediu uma abordagem global às empresas da Big Tech para evitar que elas se aproveitem das lacunas da aplicação da lei.

Chefe antitruste da UE pede apoio na abordagem global à Big Tech

Imagem: Alexandros Michailidis/ Shutterstock.com

Vestager, responsável por multas bilionárias ao Google e também por lançar investigações contra Apple, Amazon e da Meta, disse ter chegado em comum acordo global em relação às questões levantadas por essas grandes plataformas. “Este debate não é mais um tema quente entre os profissionais da concorrência, mas tem forte atenção política”, disse ela em uma conferência organizada pelo Cartel Alemão.

Na ocasião, Vestager também incentivou os reguladores antitruste de todo o mundo a trabalharem em sintonia para enfrentar a questão. “Será necessária uma estreita cooperação porque não nos faltará trabalho e não nos faltarão serviços ou práticas inovadoras para analisar”, disse ela.

“É evidente dizer que quanto mais nós, como comunidade de concorrência internacional, formos capazes de harmonizar nossa abordagem, menos oportunidades haverá para os gigantes globais da tecnologia explorarem as lacunas de aplicação da lei entre nossas jurisdições”, complementou.

Chefe antitruste da UE pede apoio na abordagem global à Big Tech

Imagem: Jonny Gios/Unsplash

A exemplo do que acontece no Velho Continente, a Big Tech também está sob fogo em várias partes do mundo, como na Coreia do Sul, Índia e Austrália, além dos Estados Unidos, onde autoridades antitruste e alguns estados norte-americanos investigam Google, Apple e Facebook.

Chefe antitruste da UE pede apoio na abordagem global à Big Tech

Imagem: Alen Ištoković/Wikimedia

 

Via Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments