Nesta quarta-feira (28), a Amazon apresentou novos dispositivos e serviços da empresa — de atualizações para o smart speaker Echo Studio a novidades para a assistente virtual Alexa — em um evento global online fechado para a imprensa. Foram muitos lançamentos (muita coisa mesmo), mas, infelizmente, somente alguns estarão disponíveis para o público brasileiro. Abaixo, separamos as novidades que chegam para o mercado nacional.

Novidades para Echo Studio, a caixa de som inteligente

Lançado pela companhia no final de 2019, o gadget chegou ao mercado brasileiro apenas em 2020. Agora, ele recebe uma atualização na tecnologia de processamento de áudio espacial e extensão de faixa de frequência.

O processamento de áudio espacial traz melhorias ao som estéreo que, de acordo com a marca, tem intuito de tornar as músicas e trilhas sonoras de filmes “mais próximas do ouvinte com maior amplitude, clareza e presença”, diz a empresa, em nota. A ideia é espelhar a experiência mais imersiva fornecida por um sistema de som estéreo — com áudios vocais mais presentes no centro, enquanto os instrumentos são definidos nas laterais.

Echo Studio, a caixa de som inteligente da Amazon, na cor branca

Imagem: divulgação

Já a tecnologia de extensão de faixa de frequência foi atualizada com a intenção de trazer melhorias em termos de maior clareza da voz e graves mais profundos. Essas atualizações são adicionais ao suporte existente para Dolby Atmos e Sony 360 Reality Audio.

Além disso, o gadget ganhou uma “nova roupa”, agora com a opção de compra na cor branca — ainda sem data confirmada para chegar ao Brasil. A novidade está disponível de forma gratuita para os usuários do dispositivo, via atualização de software.

Fire TV no Echo Show 15

Também como parte das novidades, a empresa anunciou a liberação da interface da Fire TV, o dispositivo de streaming da marca, para o Echo Show 15. Na prática, isso significa que, com a atualização, os usuários poderão acessar os apps já existentes nos aparelhos da família Fire TV diretamente pelo display inteligente da marca.

Dessa forma também, quem tiver algum dispositivo da família Fire TV ativo, pode sincronizar conteúdos e acessar, por exemplo, a lista de reprodução pessoal, bem como os “assistidos recentemente” via widget exibido no display.

Por meio da integração com a Alexa, será possível solicitar tarefas à assistente virtual por meio de comandos de voz, como “abrir aplicativos” e “buscar conteúdos”. Além disso, os usuários podem optar por utilizar um Controle Remoto por Voz com Alexa para Fire TV (3ª geração) — a empresa ressalta que não haverá custo adicional para quem quiser receber a atualização, mas o controle, no entanto, é vendido separadamente.

Novos recursos para a Alexa

  • Meteorologia combinada com o calendário pessoal: agora, os usuários poderão integrar previsões meteorológicas com o calendário pessoal a fim de receber notificações quando a previsão para um evento importante não for boa, como chuvas. O recado é dado em até 10 dias, a fim de dar insumo para que a pessoa possa se planejar antecipadamente.
  • Recados em vídeo: com a atualização, será possível criar mensagens de vídeo gravadas para qualquer pessoa em uma mesma casa (como lembretes de eventos importantes, ou recados carinhosos), as quais serão exibidas na tela de dispositivos Echo Show ou vistas pelo aplicativo da Alexa para smartphones.
Logo da assistente virtual da Amazon, Alexa

Imagem: Amazon

  • Rotinas por Detecção de Som: quem é usuários da Alexa sabe que é possível criar rotinas para serem automatizadas pela assistente virtual. A companhia, nesse sentido, liberou as novas rotinas por “Detecção de Som” que, como o nome sugere, são acionadas por um som específico — como o choro de bebê, bipes de eletrodomésticos, entre outros. Ao detectar o som de um bebê chorando, por exemplo, o usuário pode ativar rotinas como o envio de alertas para o celular por meio de integração com dispositivos Echo compatíveis com o recurso, ou ou habilitar alguma música com a skill Sons para Dormir ou Ruído Branco.

Aproximadamente 90% de todas as rotinas executadas pela Alexa diariamente são iniciadas sem que o consumidor sequer precise dizer uma única palavra, disse Dave Limp, vice-presidente sênior da divisão de Dispositivos e Servições da Amazon, durante o evento.

  • Programação para dispositivos: essa pode ser uma mão na roda para quem costuma acordar já querendo um cafezinho pronto — se você tiver uma cafeteira integrada à Alexa, claro. A atualização permite configurar a assistente para ligar e desligar dispositivos em um período de até 24 horas após o comando. Por exemplo, você pode pedir: “Alexa, ligue a cafeteira da cozinha às 6h” na noite anterior, assim poderá acordar com o café fresquinho no jeito. Esse recurso já está disponível para dispositivos compatíveis.
  • Chamadas de vídeo em grupo: o recurso é autoexplicativo e já está disponível para usuários que tenham dispositivos com tela da família Echo Show, ou o aplicativo Alexa para celular. Para fazer uma chamada entre vários contatos, é preciso criar um grupo pelo app e os usuários precisam também ativar o recurso para aceitar chamadas em grupo.

Novos produtos: o que ficou de fora do mercado brasileiro?

Além dos anúncios acima, a empresa também lançou outros dispositivos em escala global — estes, por enquanto, ainda não têm o Brasil inserido no cronograma, mas vale ver só para matar a curiosidade:

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments