O 486 pode apenas parecer uma série de números para os mais novos, mas na verdade trata-se do uma linha de processadores da Intel que começou a popularizar os PCs. Os anos passaram, é verdade, mas um fã decidiu resgatar um pouco dessa experiência de forma diferente.

O youtuber Eric Mackrodt, do canal The Eric Experiment, resolveu criar um computador em versão miniatura, mas que utiliza um processador Intel 486 de verdade. Para isso, Eric teve um trabalho um pouco diferente ao ter que montar o seu PC em uma SBC, um tipo de placa-mãe única que já vem quase pronta para uso.

Além do processador de verdade, o youtuber conseguiu adicionar slots ISA ao projeto para que ele pudesse, por exemplo, conectar uma placa de vídeo e uma placa de som, algo essencial nos tempos antigos.

Youtuber criou mini monitor para o 486

Para deixar tudo ainda mais fiel a experiência dos velhos tempos, o youtuber até chegou a criar um mini monitor com uma tela LCD de 7 polegadas. Apesar do display mais recente, Eric se deu ao trabalho de criar uma carcaça de um monitor de tubo.

monitor do 486

Imagem: reprodução/The Eric Experiment

Já para que os jogos não fiquem com os gráficos estranhos ou pixelizados demais, felizmente, a tela tem uma resolução de apenas 800 x 600 pixels. O 486, vale notar, sofria para rodar jogos, como o Doom, em resoluções maiores.

DOS e Windows 95 foram testados

Ao usar um processador de verdade, é claro, Eric Mackrodt não teve que recorrer a emuladores ou máquinas virtuais. Assim, usando um leitor de CDs/DVDs externo, ele fez a instalação do Windows 95 no PC e começou os testes de verdade.

Entre os jogos testados, foram diversos títulos famosos como Lemmings Paintball e Sim City 2000. Entretanto, infelizmente, o desempenho dos jogos, ao menos em suas versões para Windows, não foram dos melhores.

486 - Lemmings Paintball

Imagem: reprodução/The Eric Experiment

Já no Windows 3.11 e no DOS a experiência foi bem mais consistente. Assim, jogos como Sim Tower, Lemmings e adventures do tempo da LucasArts rodaram sem nenhum problema.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments