Recentemente, o YouTube começou um movimento de repressão aos bloqueadores de anúncio. Isso impactou diversos aplicativos do tipo, já que milhares de pessoas começaram a desinstalá-los.

Uma dessas empresas que viu seu número de utilizadores despencar foi a AdGuard. Em nota ao Wired, eles disseram que mais de 11 mil pessoas desinstalaram sua extensão todos os dias desde 9 de outubro.

Para comparação, antes de o YouTube anunciar a mudança em duas diretrizes, o número de desinstalações diárias era de 6 mil. Em 18 de outubro, no entanto, a AdGuard teve seu pico, com 52 mil pessoas eliminando o serviço do Google Chrome.

No entanto, no mesmo período, as instalações da versão paga do AdGuard, que as mudanças do YouTube não afetam, aumentaram.

A também empresa de bloqueio de anúncios, Ghostery, por outro lado, disse que seu uso permaneceu estável em outubro, pois há registros de três a cinco vezes o número diário de instalações e desinstalações.

Aparentemente, como a repressão da plataforma parece afetar apenas o Google Chrome, a Ghostery disse que as instalações de seu bloqueador subiram 30% no mês de outubro no Microsoft Edge em comparação a setembro.

Anúncios do YouTube

YouTube (2)

Imagem: photosince/shutterstock.com

Os anúncios do YouTube contribuem cada vez mais para a receita geral do Google. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, a empresa vendeu mais de US$ 22 milhões em propagandas na plataforma.

Não é à toa que a empresa queira mitigar os bloqueadores de anúncios. Essa é a forma que eles encontraram para alavancar cada vez mais seus ganhos.

Via: Engadget

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