A empresa Logbank Soluções em Pagamentos foi vítima de um vazamento de dados cadastrais de 2.112 clientes, incluindo chaves Pix. É o terceiro vazamento de dados desde o lançamento do sistema de pagamentos, em novembro de 2020.

O incidente ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos, de acordo com o BC.

O vazamento aconteceu em 24 e 25 de janeiro e expôs os seguintes dados: nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento e número da conta. Todas as pessoas que tiveram informações expostas receberão avisos, mas o BC não informou como as vítimas serão notificadas. A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também foi avisada.

O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Logbank do sistema do Pix.

Logbank sofreu ataque em 24 e 25 de janeiro com vazamento de chaves Pix

Por meio de nota à EBC, a Logbank informou que sofreu uma tentativa de invasão em suas plataformas digitais em 24 e 25 de janeiro. No entanto, a empresa informou que o ataque aos dados foi contido pelas equipes de segurança e que nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro. A empresa ressaltou os investimentos em segurança e tecnologia e disse que os recursos dos clientes “estão e sempre estiveram sob máxima vigilância e segurança”.

Nos vazamentos anteriores de chaves Pix, mais clientes foram atingidos. Em agosto, ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Em 21 de dezembro, foi a vez de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento terem informações vazadas. Nos dois casos, na ocasião foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários.

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