Seja por meio do atendimento automático de uma empresa, em algum game ou, até mesmo, do ChatGPT — que fez bastante sucesso do final de 2022 para cá — a maioria das pessoas já teve algum contato com chatbots. A ferramenta tem sido utilizada, principalmente, por empresas, para automatizar o atendimento ao cliente.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, até agosto do ano passado, o Brasil tinha 58 mil chatbots ativos. Ao todo, 94 empresas entrevistadas pelo estudo detêm 317 mil bots desenvolvidos até a data da divulgação.

Projetado para simular conversas humanas e interagir com os usuários de maneira natural, a ferramenta utiliza técnicas de processamento de linguagem e aprendizado para compreender as perguntas e fornecer respostas relevantes.

O uso de chatbots pode ser uma ameaça para segurança digital?

Imagem: Emiliano Vittoriosi/Unsplash

E o uso vai para além do empresarial, e o sucesso do ChatGPT é o exemplo perfeito disso. Em menos de cinco dias após a sua popularização, em novembro de 2022, a tecnologia conquistou a marca de um milhão de usuários, e segue sendo vista como um potencial revolucionário para diversos setores da informação, criatividade e gestão.

Desvantagens de chatbots com IA

Se por um lado os chatbots com IA reúnem uma porção de vantagens, como estar disponível 24 horas por dia, capacidade de lidar com inúmeras perguntas simultaneamente e possibilidade de aprendizado constante, com base nas interações com os usuários, por outro, é fundamental estar ciente dos desafios e riscos envolvidos e adotar medidas adequadas para garantir a proteção dos sistemas e dos dados dos usuários.

Recentemente, o Google proibiu seus funcionários de compartilhar informações confidenciais ou sensíveis com chatbot, na intenção de evitar futuras crises. O receio vem das desvantagens que a tecnologia também coleciona. Entre elas, a compreensão limitada é um alerta, já que a IA pode dar respostas erradas, por ter dificuldade em entender certas nuances na linguagem.

Entretanto, o que mais assusta é a própria possibilidade de vazamento dos dados, já que a tecnologia pode coletar todas as informações fornecidas pelos usuários. Outro risco que merece atenção é a possibilidade do bot fornecer informações e auxiliar cibercriminosos, por exemplo, na elaboração e aprimoramento de scripts de ataques ou identificação de fragilidades em códigos.

Além disso, os chatbots de IA aprendem com grandes conjuntos de dados, e essas informações podem conter viés cultural, social ou de gênero. Por isso, a tecnologia pode ter um viés discriminatório, causando uma experiência negativa ao cliente.

Como lidar com esses prejuízos

Nenhuma dessas desvantagens altera o fato de que a tecnologia vem revolucionando o mercado, em inúmeros setores. E a notícia boa é que muitos desses prejuízos podem ser mitigados com um bom planejamento, treinamento adequado dos chatbots de IA, monitoramento contínuo e feedback dos usuários.

O uso de chatbots pode ser uma ameaça para segurança digital?

Imagem: Starline/Freepik

O uso deve ser feito com conscientização dos funcionários, por isso, é necessário monitorar o acesso e, se possível, subir uma instância exclusiva do chatbot para a organização, sempre deixando claro que os colaboradores não devem colocar informações confidenciais, tanto pessoais, quanto da própria empresa.

Portanto, a criação de regras e políticas específicas para trabalho com IA, a conscientização dos colaboradores sobre estas normas e monitoramento constante do que a IA está aprendendo, além da compreensão do retorno dos usuários, são meios de manutenção desses cuidados.

Os chatbots, se bem desenvolvidos e implementados com cuidado, seguindo as melhores práticas de segurança cibernética, têm o potencial de melhorar a segurança digital das empresas, basta que a companhia tenha processos maduros e bem definidos. Desta forma, as organizações irão conseguir enfrentar a evolução dessas tecnologias, principalmente se contarem com soluções para garantir a proteção dos sistemas e informações.

Machine Learning: o recurso tecnológico que pode integrar versatilidade ao setor de cibersegurançaBruno Telles é cofundador e COO da BugHunt, a primeira plataforma brasileira de Bug Bounty. Formado em Engenharia  de Computação, atua na área de segurança há 16 anos com foco em segurança ofensiva, defensiva, conscientização, GRC, entre outros.   

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