É oficial: a E3 2023 está sem empresas de primeira linha em seu rol de expositores. Depois de Nintendo, Sony e Microsoft “marcarem ausência”, a mais recente perda daquela que já foi a maior ocasião do mercado de jogos é a publisher francesa Ubisoft.

A informação vem da própria empresa, que confirmou ao Videogames Chronicle que deixará de participar da E3 2023 para priorizar um evento próprio – uma tendência que já vinha se formando desde o começo do ano.

E3 2023

Imagem: Divulgação/ReedPop

“A E3 trouxe momentos inesquecíveis por toda a indústria ao longo dos anos. Apesar de nós inicialmente termos a intenção de manter uma presença oficial este ano, tomamos a decisão subsequente de seguirmos por uma direção diferente, e vamos promover um evento Ubisoft Forward ao vivo no dia 12 de junho, em Los Angeles. Estamos ansiosos para compartilhar maiores detalhes com os nossos jogadores assim que possível.”

A mudança de “direção” mencionada no comunicado da empresa refere-se a um comentário dela própria, feito em fevereiro: no auge das publicações sobre seus problemas financeiros, algumas especulações davam conta da Ubisoft não participando da E3 2023. A publisher, na ocasião, disse que participaria da feira “se ela acontecer”.

Inclusive, na ocasião em que o TecMasters noticiou o fato, a assessoria de imprensa da ReedPop – a nova organização por trás da feira – nos mandou um e-mail com a seguinte citação atribuída ao CEO Lance Fensterman:

“A E3 está a todo vapor e estamos satisfeitos com o progresso e o engajamento da comunidade. Como confirmamos os expositores, estamos ansiosos para compartilhar mais informações à medida que os detalhes forem pavimentados e os participantes prepararem seus próprios planos detalhados. Em outras partes do portfólio de jogos da ReedPop, raramente divulgamos os participantes até próximo do evento, mas agora vamos ajustar nosso estilo ao estilo da E3 como pudermos.”

A nossa equipe procurou a assessoria em busca de comentários sobre o quadro atual da feira – já com as empresas confirmadas ausentes – mas ainda não obtivemos uma resposta até o final da redação deste texto.

Saída da E3 2023 reforça problemas na Ubisoft

A “Ubi” vem tentando se desvencilhar da imagem de “problemas financeiros” desde janeiro deste ano – e deixar a E3 de lado depois de se comprometer a participar, embora compreensível, não ajuda essa intenção.

Tudo começou quando a francesa anunciou mais um adiamento do jogo Skull and Bones. A notícia veio em um documento oficial da empresa destinado a investidores – na mesma papelada, a empresa reclamava das vendas “inferiores ao esperado” de Mario + Rabbids: Sparks of Hope e Just Dance 2023. À época, três jogos até então não anunciados também foram cancelados.

Posteriormente, a Ubisoft se viu justificando publicamente seus anúncios de cortes de gastos e cortes de capital humano: essencialmente, gerentes que perdessem funcionários não teriam as vagas repostas e teriam que trabalhar com equipes e orçamentos reduzidos. A situação foi tanta que o assunto “greve” flutuou nos corredores da empresa.

A E3 2023 poderia ser um ponto de reerguida da Ubisoft, que vem promovendo Assassin’s Creed Mirage, o próximo jogo de uma das principais franquias da francesa, e poderia se aproveitar do palco estendido da feira para dar mais informações sobre esse e outros projetos.

Entretanto, o mesmo pode ser feito em um evento próprio – uma prática que vem sendo adotada por várias empresas ao longo dos anos: a própria Nintendo, por exemplo, faz isso desde o meio da década passada.

Para a Ubi, isso ainda pode ter um efeito positivo. Para a E3 2023, nem tanto: a página oficial do evento não lista seus expositores atuais, e a ReedPop promete um “novo formato” que prevê a separação da feira em “dias de indústria” e “dias de público”, limitando o trânsito de pessoas – um formato parecido com a Brasil Game Show, por exemplo.

Estamos a pouco mais de 70 dias da E3 2023, que está marcada para os dias 13 a 16 de junho de 2023, no Centro de Convenções de Los Angeles, na Califórnia. Até lá, é quase certo que mais notícias sairão.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments