Durante anos os projetores foram vistos como equipamentos interessantes, mas que nem sempre eram fáceis de serem instalados – principalmente devido ao tamanho. Neste ano, a Samsung anunciou o The Freestyle, um projetor portátil que pode ser carregado para qualquer lugar, o que resolveria um dos principais empecilhos na hora de montar o “cinema em casa”.

O TecMasters recebeu uma unidade do The Freestyle para review e, após ver bastantes filmes e usá-lo até mesmo como uma luminária, conta o que achou. Confira!

Design e acabamento

O The Freestyle tem um visual um tanto diferente da maioria dos projetores do mercado, que acaba sendo bem moderno e elegante, e pesando apenas 830 gramas. O seu grande destaque fica por conta da base, que permite controlar de forma praticamente perfeita onde será feita a projeção sem ter que usar tripés extras ou afins.

The Freestyle - base

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Inclusive, devido a esta base, é possível até mesmo fazer projeções no teto, por exemplo. Ou seja, deitar e assistir um filme pode se tornar uma tarefa bem mais relaxante com o projetor do que com uma TV, uma vez que seu pescoço não terá um “esforço extra”.

Ao lado da lente do The Freestyle estão presentes alguns botões que ajudam na hora de navegar nos menus. Ainda assim, tal como em TVs, a Samsung inclui no kit do produto um controle remoto, que é um pouco menor, mas dispensa o uso de pilhas e deixa tudo mais confortável.

The Freestyle - botões

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Nas laterais, como mostra a imagem abaixo, estão presentes uma porta USB-C para alimentação, uma entrada mini HDMI e um microfone. Pessoalmente, não sou muito fã do formato “mini HDMI”, uma vez que na maioria das vezes é preciso usar adaptadores e, no caso específico do The Freestyle, o cabo de seu carregador tem uma “saliência” que não ajuda.

The Freestyle - conexões

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Já na parte de baixo, o The Freestyle tem um alto-falante 360 graus – que considero bem posicionado, uma vez que ele tem uma certa “folga” até a base e o som nunca sai abafado.

The Freestyle - alto falante

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Sistema do The Freestyle

O The Freestyle, assim como as smart TVs da Samsung, vem com o Tizen como seu sistema. Na prática, isso faz com que nenhum equipamento adicional seja necessário para executar, por exemplo, filmes e séries em serviços de streaming de vídeo.

O menu principal, inclusive, traz algumas sugestões do que está em alta, além de uma forma fácil de retomar o que estava sendo assistido. Além da já comentada entrada HDMI, que pode ser usada até mesmo com uma TV a cabo, a Samsung também segue investindo em um serviço de streaming de canais com sinal aberto, que está cada vez melhor adaptado ao Brasil.

The Freestyle - Tizen

Imagem: Alvaro Scola Neto/TecMasters

Para mais comodidade aos usuários, o The Freestyle ainda traz o suporte a assistente virtual Alexa. Ou seja, comandos de voz podem ser dados com praticidade – embora alguns dos menus, vale notar, não estavam traduzidos durante nosso teste.

O Tizen, apesar de trazer a mesma interface das TVs, está um pouco diferente. Por exemplo: no Ambient Mode, em vez das obras de artes, o usuário encontra “letreiros digitais”. O recurso pode ser interessante para festas e também para o dia a dia, já que deixa o equipamento com cara de “luminária” bastante estilosa.

[Review] The Freestyle alia conforto com boa qualidade
[Review] The Freestyle alia conforto com boa qualidade

Alguns desses recursos, é claro, podem não ser úteis para todos, mas são interessantes. A única parte negativa na questão do sistema fica por conta do projetor não trazer suporte a “atualizações”. Além disso, o Samsung Gaming Hub, infelizmente, também não marca presença.

Já em relação à performance, o The Freestyle não chega a ser “lento” para navegar nos menus, mas, às vezes, a experiência não é tão fluida. Por exemplo: os vídeos são carregados de forma rápida, mas passar por menus dentro de um app é um pouco lento.

Inclusive, em diversos momentos, tive falhas com o “controle remoto”, no sentido de enviar um comando e ele não “obedecer”, mesmo estando perto.

Imagem e som

O The Freestyle é um projetor Full HD que, de acordo com a Samsung, é capaz de projetar imagens com o tamanho de até 100 polegadas. Em questões mais técnicas referentes à potência, o nível de iluminação é de aproximadamente 550 LED Lumen.

Para os meus testes, usei o The Freestyle direto numa parede (não em uma tela) que poderia receber imagens com um pouco mais de 100 polegadas. De forma geral, as imagens projetadas saíram com cores vivas em ambientes escuros – não tanto quanto em um painel de TV tradicional, mas com uma qualidade interessante.

[Review] The Freestyle alia conforto com boa qualidade
[Review] The Freestyle alia conforto com boa qualidade
[Review] The Freestyle alia conforto com boa qualidade

Os conteúdos exibidos, quando não estáticos, sempre se apresentaram bem uniformes. Inclusive, diferentemente do que vemos em muitos outros projetores, as “bordas da projeção” não ficaram borradas.

Apesar desses pontos positivos, nem tudo foi perfeito. Em imagens com “muitas letras”, que podem ser legendas ou números, a nitidez deixou a desejar um pouco para o meu gosto, uma vez que alguns elementos ficavam um tanto borrados.

Já algo que me desapontou um pouco mais foi o nível de iluminação alcançado em ambientes claros. Em uma projeção de aproximadamente 90 polegadas (vale lembrar que quanto maior a projeção menor a iluminação), a imagem ficava bem apagada quando o ambiente tinha um pouco de iluminação.

Algo também que pode ser notado, mas que talvez não fique tão claro nas imagens aqui publicadas, é que, assim como em outros projetores, a “linha superior” não fica exatamente reta. Admito que isso me incomodou um pouco no começo, mas que foi algo ao qual consegui me adaptar.

Na questão sonora, apesar de ter apenas 5W de potência RMS, o som do The Freestyle não chega a ser fraco e até alcança um volume razoável com bons agudos. Os graves, entretanto, não marcam tanta presença – mas também acho é injusto ser tão exigente nessa questão por ser um aparelho portátil.

Para melhorar essa questão do som, vale lembrar que o The Freestyle ainda conta com conexão Bluetooth, ou seja, caixas de som sem fio ou até mesmo soundbars podem melhorar a experiência.

Preço e disponibilidade

O The Freestyle foi lançado no Brasil durante o mês de maio e, atualmente, pode ser encontrado com o preço sugerido de R$ 6.899,00.

Cupom PROJETOR5 válido somente para o produto do link, do dia 29/08/2022 até 18/09/2022, em produtos vendidos e entregues pelo KaBuM!. Limitado a uma compra por CPF, disponibilidade de estoque ou a um total de 100 cupons utilizados. Cumulativo com outras ofertas de descontos do APP ou site, exceto em produtos Prime Ninja, lançamentos e produtos em pré-venda.

Conclusão

O The Freestyle tenta trazer uma proposta bem diferente do que vemos na grande maioria dos outros projetores e consegue executá-la bem. Um dos seus grandes destaques, inclusive, fica na portabilidade e facilidade de instalação, algo que é feito em questão de minutos.

No quesito imagem, as projeções são feitas com boa qualidade e nitidez. Entretanto, é notório que o nível de brilho não é dos melhores e que o ambiente precisa estar escuro para que “tal qualidade” seja atingida.

Já no som, apesar da potência não ser das maiores, o The Freestyle não acaba decepcionando. Assim, o produto consegue ser uma boa opção para quem quer um projetor que seja fácil de usar e instalar.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments